06:30hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
28/11/2017 15h31

Doação voluntária de sangue no Brasil

Número de doadores ainda corresponde a menos de 2% da população

Celebrado há 53 anos no Brasil, o Dia do doador voluntário de sangue é comemorado em 25 de novembro. A data, além de homenagear aqueles que já são voluntários, coloca em pauta no calendário nacional a importância deste gesto de humanidade capaz de salvar vidas.
Cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue são doadas anualmente no Brasil, e, também anualmente, 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões sanguíneas no país. O sangue doado também é essencial para atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamentos de doenças crônicas e cânceres.
No Brasil, assim como em apenas 61 países do mundo, 100% do fornecimento de sangue provém de doadores voluntários, porém o número de doadores ainda é muito pequeno e corresponde apenas à 1,8% da população nacional. O perfil dos doadores de sangue se mantém estável no país ao longo dos últimos anos. Do total de doadores, 60% são do sexo masculino e 40% do sexo feminino. O maior percentual está na faixa etária a partir dos 29 anos, com 58% do total dos doadores, enquanto as pessoas de 16 a 29 anos representam 42%. A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Em São Lourenço e diversas cidades da região, o hemocentro de referência fica sediado em Pouso Alegre, também no Sul de Minas. Quando um paciente precisa de sangue, de forma certa ou provável, seus familiares são orientados pelo Serviço Social do Hospital a obterem doadores para que sejam encaminhados à Pouso Alegre para a coleta. Devido à baixa procura de doações espontâneas e não vinculadas à necessidades de pacientes internados, o Hospital não possui uma regularidade nas viagens até o centro de referência, mas a reposição do sangue que provém do hemocentro para a utilização no Hospital é sempre necessária.
O sangue é insubstituível. Ainda não existe nenhum tipo de medicamento que possa substituir o sangue, e quem precisa depende da generosidade de quem doa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as doações voluntárias e não remuneradas precisam aumentar rapidamente em mais da metade dos países para garantir um suprimento confiável de sangue seguro para os pacientes. Segundo a entidade, são colhidas anualmente 108 milhões de doações, metade em países de alta renda, onde estão menos de 20% da população do mundo. A taxa média de doação de sangue é nove vezes maior em países de alta renda do que nos de baixa renda.
Muitos hospitais do país que não possuem postos de coleta de sangue oferecem suporte para àqueles que desejam doar e não podem se deslocar até os hemocentros. Para ser um doador em São Lourenço entre em contato com o Serviço Social do Hospital através do telefone (35) 3339-2060, falar com Anderson ou Fabiany.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br