07:25hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
30/12/2014 10h18

Empresa de São Lourenço é vencedora da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil promovido pelo Sebrae

Micro e pequenas empresas mineiras são reconhecidas pelo Sebrae pela excelência na gestão dos negócios.

Nove empresas de Minas Gerais venceram a etapa estadual do Prêmio MPE Brasil 2014. Cinco são do Sul de Minas, duas do Triângulo e duas da regional Rio Doce. Elas foram premiadas em oito categorias, por suas experiências inovadoras em gestão dos negócios. As vencedoras vão disputar a final nacional com as empresas campeãs nos 27 estados e no Distrito Federal, em março de 2015, em Brasília.

“O prêmio é um reconhecimento às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias e cuja atuação é referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade dos pequenos negócios”, explica Afonso Maria Rocha, diretor-superintendente do Sebrae Minas.

Do Sul de Minas, as vencedoras foram: Originalle, de São Lourenço, na categoria Comércio, e Synergy Language Solutions, de Itajubá, na categoria Serviços de Educação. O Laboratório São Luiz, de Formiga, e Ventrix Indústria e Comércio, de Itajubá, venceram na categoria Serviços de Saúde. A empresa Amicus / ON Eletrônicos, de Santa Rita do Sapucaí foi o Destaque de Inovação.

No Triângulo Mineiro, a Fazenda São Paulo, de Patrocínio, venceu na categoria Agronegócios, e o Parati Palace Hotel, de Uberlândia, ganhou na categoria Serviços de Turismo.

No Vale do Rio Doce, as vencedoras foram a Dacalp, de João Monlevade, na categoria Indústria, e a Dommus Soluções Imobiliárias, de Ipatinga, na categoria Serviços.

As vencedoras mineiras disputam, em março, a etapa nacional da premiação. Elas esperam repetir o feito da Fazenda dos Patos, no Triângulo Mineiro, e da Fazenda das Almas, no Sul de Minas, que venceram as últimas duas edições da premiação, na categoria Agronegócios.

Recorde de inscritos

A edição 2014 do Prêmio MPE Brasil recebeu mais de 95 mil inscrições em todo o país, superando os 93 mil inscritos no ano passado. Minas Gerais foi o segundo estado com o maior número de empresas inscritas. Foram 8.891 inscrições, ultrapassando a meta de 2014 e batendo recordes de outras edições.

As empresas participantes, além de receberem um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, participam de seminários de excelência e têm a oportunidade de aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.

A premiação é promovida pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Em Minas Gerais, a premiação tem o apoio do Instituto Qualidade Minas (IQM).

 

Categoria comércio

A empresa Originalle, de São Lourenço, de comércio varejista de presentes e decoração, obteve sua pontuação para premiação pelos aspectos fortes que apresenta em sua gestão. A empresa utiliza planilhas que permitem uma análise detalhada do desempenho geral da organização. Os indicadores são apurados semanalmente e analisados em reuniões periódicas.

Para cada perfil de cliente é feito um treinamento específico com os funcionários para melhor atendimento. O atendimento é um aspecto que a empresária Agatha Lefosse dispensa total atenção, ministrando para sua equipe treinamento constante. Para ela, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso do negócio e a missão da empresa é superar expectativas dos clientes, através de uma experiência sensorial transmitida por novos elementos, experiências e desejos, despertando o prazer em viver o novo, o diferente, o original.

As reclamações são registradas no formulário “Reclamações de Clientes” e tratadas imediatamente. O retorno ao cliente é feito por e-mail ou telefone.

Foi adotado uso das sacolas biodegradáveis, para minimizar os impactos ambientais. As pilhas e baterias utilizadas pela empresa são descartadas em pontos de coletas específicos.

A gestora Sebrae para a microrregião de São Lourenço, Ticiana Lopes, se expressa com satisfação. “Ficamos honrosos com o merecido prêmio conquistado pela empresária Agatha. Esperamos que o exemplo seja disseminado para todas as empresas da região. Acreditamos muito no potencial dos pequenos negócios locais, e por isso reconhecemos aqueles que possuem práticas competitivas de gestão”.

“Fiquei extremamente feliz e grata. O prêmio é fundamentado em um questionário muito enriquecedor, que avalia o perfil empreendedor pela visão sistêmica da empresa , representada pelos aspectos liderança, sociedade, clientes, pessoas, estratégia e planos, processos e resultados. Recomendo a todos que participem em 2015, o aprendizado é enorme”, disse a empresária Agatha.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br