20:15hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
14/03/2017 09h29

Encontro debate trabalho com mão de obra prisional em São Lourenço

Audiência aborda parcerias entre empresas e unidades prisionais

A Câmara Municipal de São Lourenço irá receber Audiência Pública sobre parcerias de trabalho com mão de obra prisional. A audiência acontecerá na próxima sexta-feira (17), às 9h30. Guilherme Lima, Superintendente de Trabalho e Ensino da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), estará na cidade para explicar as ações e esclarecer dúvidas.

A audiência visa promover um debate sobre a inserção de indivíduos privados de liberdade e egressos no mercado de trabalho. O evento é também uma oportunidade das empresas conhecerem formas de contratação através do Termo de Compromisso com a Secretaria de Estado de Administração Prisional.

Sistema penitenciário no Brasil

As penitenciárias surgiram como forma de punição pela prática de crimes e também para prevenir a prática de novos delitos. No Brasil, após a entrada em vigor da Lei nº 7.210, que rege a Execução Penal, em 1984, a prisão deixa de ser apenas punitiva.

A lei então determina que é dever do poder público investir em programas que visem a ressocialização dos reeducandos e egressos do sistema prisional, em busca de condições para a harmônica integração social do preso ou do internado.

A assistência educacional consiste no dever do Estado em proporcionar a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado. O ensino de 1° grau, por exemplo, é obrigatório, integrando-se no sistema escolar da Unidade Federativa.

Unidade Prisional de São Lourenço

Em funcionamento há 11 anos no município de São Lourenço, o Presídio atua há seis anos em prol da ressocialização dos internos. Além do projeto Coral Vozes da Cela, que oferece aulas de canto desde maio de 2008, a unidade é conveniada à Prefeitura Municipal e parceira do Posto São João e Maninho Artesanatos.

Por meio deste convênio, os detentos do regime semiaberto são liberados para trabalhar dentro do município. A ação acontece há seis anos e é uma das medidas de reintegração social já adotada no município.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br