07:45hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
27/09/2016 09h56

Escola Estadual de Ensino Médio faz uma viagem no tempo com o Projeto Aula Viva

Os alunos tiveram uma aula diferente na Estação Ferroviária, um cenário rico em história

A Escola Estadual de Ensino Médio recebeu o Projeto Aula Viva 2016 com o tema “São Lourenço Rumo aos 90 anos”. O evento foi realizado dentro do Trem das Águas, na Estação Ferroviária, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo.

Participaram do Aula Viva alunos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual do bairro Nossa Senhora de Lourdes, que escutaram atentamente aos dois painéis apresentados. No primeiro painel, um bate-papo com os convidados que falaram sobre suas experiências em São Lourenço como agentes ativos na educação, arte e cultura do município, fazendo a ligação entre passado, presente e futuro.

A professora Magdala Lemos Costa tem desenvolvido atividades na área da educação desde 1956. Ressaltou a importância de nossas escolas como alavancas para a formação das gerações, as quais tem direcionado o educando a seleção dos valores recebidos, registrando-os consequentemente na nossa história.

O músico José Carlos Teresa Dias, filho do renomado comediante Oscarito e da atriz Margot Louro, e sua esposa Miriam Brooking Teresa Dias revelaram algumas experiências vividas em São Lourenço. O casal frequenta a cidade há muitos anos e busca divulgá-la principalmente no Rio de Janeiro. “Aprendi muito com os alunos e com a palestra do TC Leonel”, disse José Carlos. “É muito bom quando o jovem se interessa em cultura, nos faz acreditar mais no futuro”, enfatiza.

Márcio Muniz Fernandes é o diretor presidente do jornal Correio do Papagaio, fundado há 23 anos na cidade de Aiuruoca, com sede hoje em São Lourenço. Descreveu a história e a missão do jornal, voltada para o desenvolvimento e integração regional. “Estudem, trabalhem e, principalmente, façam o que escolherem fazer com muito amor e, acima de tudo, confiem em suas capacidades”, incentivou.

Deborah Penna é formada em jornalismo na Universidade do Porto, Portugal. Filha de mãe portuguesa e pai brasileiro, foi criada entre duas culturas. Viajou o mundo, sempre levando a comunicação e o jornalismo em sua bagagem, tendo trabalhado na Inglaterra, na Itália, na Índia e em Portugal. Ela falou um pouco da sua atuação como jornalista responsável no jornal Correio do Papagaio e na promoção de eventos culturais na cidade, reforçando também a potencialidade inerente em cada jovem que deve ser cultivada.

No segundo painel, TC Leonel Junqueira, 101, contou a história de São Lourenço desde 1863, passando pela construção da Linha Férrea Rio-Minas, até a emancipação político-administrativa do município. Alguns fragmentos da história que poucos conhecem, com uma enorme riqueza de detalhes e com o seu jeito divertido e cativante, deixou os jovens à vontade e com o olhar brilhante de curiosidade.

“O nosso objetivo maior é levar aos jovens estudantes o conhecimento de forma diferente e participativa, pois acreditamos que apenas quem conhece a sua história sabe preservá-la”, explica Gislene Vilela, idealizadora do Projeto Aula Viva. “Para mim, o mais gratificante foi perceber o incentivo levado pelos palestrantes aos jovens para assumirem a direção das suas vidas e serem os agentes transformadores do seu espaço e sociedade, visando a importância dos valores, do estudo e do trabalho digno para a construção de um futuro grandioso”, conclui.

A aluna Paula Christhie, 3º B, declarou: “Participar do Projeto Aula Viva foi maravilhoso. Foi como se através de uma geração mais vivida nós pudéssemos viajar no tempo para entender nossa história”.Ao final, os alunos prepararam uma homenagem a cada um dos convidados e ofereceram um delicioso coffee break na Estação, seguido de momento de confraternização. Cada um dos estudantes levou um exemplar da Revista Projeto Aula Viva para casa.

O Projeto Aula Viva 2016 procura resgatar o conhecimento histórico e cultural do município, oportunizando o encontro de gerações que é muito enriquecedor para todos.

 

Alunos assistem palestras sobre fragmentos da história da cidade Momento de confraternização entre alunos e equipe
Palestrantes apontam a importância de São Lourenço em seus relatos e nas suas vidas Aula Viva unindo gerações através do amor e do conhecimento
   
   
   
   
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG