08:49hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
25/07/2018 09h39

Farmácia Verde, em São Lourenço, está em funcionamento

Medicamentos fitoterápicos já podem ser retirados na unidade

O Programa de Farmácia Verde, em São Lourenço já está em funcionamento. Este modelo inovador tem como objetivo principal ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) medicamentos fitoterápicos de qualidade, segurança e eficácia comprovadas cientificamente como uma nova opção terapêutica.

Pioneiro no Sul do estado de Minas Gerais, o programa abrange toda a cadeia produtiva das Plantas Medicinais, desde o cultivo das espécies vegetais, o processamento, a manipulação e a dispensação dos medicamentos fitoterápicos.

A Farmácia Verde conta com laboratório estruturado de acordo com a RDC n°18 de 2013 da ANVISA que regulamenta as Boas Práticas de Produção em Farmácias Vivas, e é apoiado pelo Ministério da Saúde através do edital n°1 SCTIE/MS de 2014.

Ao longo dos anos de execução dos trabalhos vinculados a este edital, foram ofertados oficinas e cursos junto as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) como forma de sensibilização e capacitação para o pleno desenvolvimento da proposta.

Como resultado deste processo foi realizado o I Seminário de Fitoterapia no SUS, em agosto de 2017, na cidade de São Lourenço, com a presença de renomados palestrantes e profissionais de referência nacional no desenvolvimento de Farmácias Vivas. Momento bastante rico para a consolidação do modelo que contou também com a participação de profissionais de saúde de outros municípios da região.

Neste ano de 2018 a Farmácia Verde, dando seguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, inaugura sua etapa de dispensação com a produção de quatro formulações fitoterápicas, sendo elas:

- Xarope de Guaco (Mikania laevigata/glomerata), com ação expectorante;
- Gel de Babosa (Aloe vera) com ação cicatrizante;
- Gel de Calêndula (Calêndula officinalis) com ação Antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante;
- Tintura de Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) com ação antiulcerogênica, antidispéptica e antiinflamatória.

Todos esses medicamentos fitoterápicos prescritos mediante receituário serão dispensados a população na Farmácia Básica Municipal.
A Farmácia Verde pretende prestar os cuidados farmacêuticos e atenção farmacêutica aos usuários dos medicamentos fitoterápicos, e servir como referência no município para informações seguras sobre a utilização da fitoterapia como prática complementar ao tratamento em saúde. Desta forma fortalecer no município o apoio às Práticas Integrativas em Saúde.

A Farmácia fica na rua Jaime Sotto Mayor, ao lado da Policlínica Municipal e o telefone para contato é (35) 3331-4555 ramal 237.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG