16:50hs
Sexta Feira, 23 de Agosto de 2019
São Lourenço - Notícias
28/05/2019 16h43

Feira Nacional do Azeite em São Lourenço

Fenazeite Mantiqueira 2019 foi um sucesso e atraiu produtores de todo Brasil

São Lourenço foi a cidade escolhida para realizar a Feira Nacional do Azeite, a Fenazeite Mantiqueira 2019.

O evento aconteceu entre os dias 17 a 19 de maio, no estacionamento do Parque das Águas, e recebeu centenas de empreendedores do ramo e turistas de todas as partes para acompanhar as atividades e conhecer os melhores azeites produzidos no Brasil.

O objetivo da feira foi promover, divulgar e abrir novos mercados para o azeite produzido no Brasil e reuniu os produtores e profissionais que atuam na produção de azeite, expondo e comercializando seus produtos, além de indústrias e fornecedores de insumos e equipamentos utilizados nas diversas fases de processamento do azeite.

Também foram convidados pequenos produtores rurais, quitandeiras e doceiras da região para exposição e comercialização de seus produtos.

Houve ainda palestras, a Cozinha Show, as aulas, os cursos técnicos e outras atrações, espaço para networking, Roda de Negócios entre produtores de azeite e compradores.

O público ainda pode acompanhar shows de artistas regionais.

Segundo a secretária de Turismo, Joana Coelho, o evento foi um sucesso e já entrou para o calendário oficial de eventos da cidade e região.

"A FENAZEITE 2019 foi um evento inédito que trouxemos para São Lourenço com o objetivo de divulgar o mercado de azeite da Mantiqueira, bem como promover nossa cidade no circuito Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O evento já se tornou parte do calendário gastronômico de Minas e foi um sucesso de público e negócio durante os três dias em que ocorreram ", ressalta a secretária.

O Brasil está entre os países que mais consomem azeite em todo o mundo. Nosso consumo está na casa das 70 mil toneladas ano e a Espanha, maior produtor mundial é, também, o maior exportador deste produto
para o Brasil.

Desde 2008 o país vem produzindo azeite em pequenas quantidades, tendo boa parte da sua safra concentrada em Minas Gerais, onde a extração comercial iniciou em Maria da Fé, pequena cidade do Sul de Minas. A produção brasileira depois se expandiu para toda a Serra da Mantiqueira, Serra do Espinhaço e Serra da Bocaina entre outras, onde mais de 150 olivicultores se dedicam a esta atividade.

A produção brasileira em 2018 foi da ordem de 170.000 litros sendo 70.000 litros oriundos das propriedades situadas na Serra da Mantiqueira.

No entorno de São Lourenço, num raio de aproximadamente 200 quilômetros, encontramos a mais plural e diversificada produção de azeite do Brasil.

Minas Gerais é um dos estados que mais produz azeite extra virgem do Brasil, concentrando sua produção em municípios como Maria da Fé, onde tudo começou há 15 anos atrás, Aiuruoca, Alagoa, Itanhandu, Itamonte, Campanha, Poços de Caldas, entre outros.

O evento foi realizado pela Assoolive - Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (entidade de classe que congrega os produtores de azeite da Serra da Mantiqueira e de outras regiões do Sudeste) e organizado pela Minasplan, com promoção da Secretaria de Turismo de São Lourenço e Prefeitura de São Lourenco e apoio do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Circuito das Águas, Epamig e Frente da Gastronomia Mineira.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG