18:42hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
20/06/2017 08h53

Festival Mineiro de Doces promove união de produtores locais

Produtores de alimentos da região agora fazem parte de uma associação

O doce é a primeira realização coletiva da APAMIR e pesa 260kg

No último final de semana São Lourenço recebeu o 1º DocesMinas – Festival Mineiro de Doces que contou com a participação de 13 empresas produtoras de doces na região. Além dos estandes onde os visitantes puderam degustar uma grande diversidade de doces e especiarias da culinária mineira, o festival contou com 09 atrações musicais e uma goiabada cascão de 260kg.

A goiabada foi a primeira ação concreta de uma iniciativa que teve origem com o Festival Mineiro de Doces, a Associação dos Produtores de Alimentos da Microrregião de São Lourenço – APAMIR. Os produtores contribuíram com a matéria-prima e a mão-de-obra para a confecção da goiabada gigante, cortada e servida para todo o público na tarde de sábado, dia 17.

Igor Thales Dotti é um dos produtores de doces de São Lourenço que participou do Festival e é também o 1º Secretário da APAMIR. Ele conta que o DocesMinas iniciou a mobilização dos produtores que, após os primeiros encontros, decidiram trabalhar juntos em prol de uma maior parceria e visibilidade das empresas da microrregião. “O principal valor desta ação é a maior representatividade dos produtores de alimentos da região. O Festival superou as nossas expectativas que já estavam otimistas e proporcionou uma grande visibilidade para as marcas e para a cidade”, destaca Igor.

A APAMIR tem o auxilio da Secretaria Municipal de Comércio e Indústria de São Lourenço e agora está trabalhando na construção de seu estatuto.
Também em busca de fortalecer os produtores locais, serão realizados cursos de capacitação profissional para os colaboradores das indústrias doceiras da região em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Comércio e Indústria de São Lourenço. As capacitações envolvem procedimentos higiênicos, práticas de fabricação, uso de alergênicos, aspectos regulatórios e rotulagem de produtos.  Os cursos serão realizados nos dias 27 e 28 de junho e 04 e 05 de julho, para mais informações basta entrar em contato com o IF Sul de Minas.

Além de todas as iniciativas em prol do comércio local, a organização do festival preocupou-se em trazer para o público atrações musicais com os artistas locais, valorizando assim a cultura musical e gastronômica local. Ao todo o festival trouxe para o público 09 atrações musicais.

O festival é uma realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da CODEMIG – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG