11:35hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
27/04/2017 16h18

Festival Sô Minas agitou o final de semana em São Lourenço

Cidade recebeu visitantes de diversas regiões para prestigiar a música mineira

1º Festival Sô Minas em São Lourenço

No último final de semana a cidade de São Lourenço recebeu o 1º Festival Sô Minas. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o festival celebrou mais uma vez os 90 anos de emancipação político-administrativa do município. A cidade recebeu shows de 3 grandes artistas, um Festival de Food Truck e uma exposição de fotos antigas de São Lourenço.

A primeira noite foi embalada por Tunai, cantor e compositor mineiro que iniciou sua carreira em 1978 e já compôs para grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina e Gal Costa.

Na segunda noite foi a vez da cantora, compositora e arranjadora francesa, Valerie Lu, que chegou ao Brasil em 1987, quando iniciou sua carreira de cantora. O repertório da noite foi dos clássicos da música francesa ao samba brasileiro.

A última noite foi conduzida por Lô Borges, mineiro de Belo Horizonte, o cantor e compositor recordou canções do Clube da Esquina, grupo de artistas mineiros que marcou presença na Música Popular Brasileira nas décadas de 1970 e 1980.

Além das atrações musicais, aconteceu também o Festival de Food Truck de São Lourenço com 8 opções diferenciadas de gastronomia. Teve pastel, drinks, hambúrgueres para todo gosto e até comida portuguesa.

Entre os dias 12 e 16 de abril, a semana também foi animado na cidade. São Lourenço recebeu a XXXIII Exposição Mineira de Artesanato Rural, “Feira de Artesanato AMAR”, que aconteceu no Calçadão II, durante todo o feriado.  

“90 anos em 90 histórias”


Para dar continuidade às celebrações do aniversário de 90 anos de emancipação político-administrativa do município de São Lourenço, o Grupo Memórias de São Lourenço, com o apoio da Diretoria Municipal de Cultura, reuniu 90 fotos antigas da cidade. A exposição foi aberta ao público na quinta-feira e permaneceu no Calçadão durante todo o Festival. A proposta é de que a exposição seja itinerante e circule por outros espaços públicos da cidade no decorrer do ano.

O Grupo Memórias de São Lourenço tem um acervo digital de mais de 5mil fotos e cerca de 8.000 membros. A iniciativa de abrir um grupo em uma rede social para reunir as memórias da cidade foi da artesã Edilmara Santiago e deu certo. Ela conta que a inspiração para a criação do grupo foi o Dr. Filipe Gannam, que tem um grande acervo de histórias e fotos da cidade, e aceitou compartilhar seus registros para que pudessem somar no acervo do grupo.

O grupo teve início no final do ano de 2012 e Edilmara fala então sobre a coletividade da proposta. “Eu apenas apertei um botão. Cada um que entra é também um dono do grupo, esse acervo é mérito de cada um dos membros”, conta.

Jorge Gannam é membro do grupo desde seu início e também colaborou com a curadoria da exposição. “O grupo só pode existir virtualmente pois, além de serem muitas fotos, elas pertencem aos arquivos pessoais dos membros. A proposta então da exposição é atender também às pessoas que não tem acesso à internet”,  relata Jorge.  

A pedagoga Judith Gurgel mora em São Paulo e sempre vem à São Lourenço visitar sua família. “É muito prazeroso ver essas fotos, relembrar o passado. Ver as fotos do século XX e poder reconhecer algumas construções ainda preservadas é muito legal!” Relata Judith.

Além das fotos, o grupo reúne histórias e relatos dos registros e todos os  membros podem contribuir com as informações que tem à respeito dos registros e momentos da cidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG