17:06hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
26/05/2016 12h49

Fiéis confeccionam tapetes nas ruas no Corpus Christi

Os tapetes enfeitam as ruas do quarteirão no entorno da Igreja Matriz

Fotos: Jorge Marques

Manhã nublada e fria do feriado de Corpus Christi. Um dia ideal para dormir até mais tarde e aproveitar a cama quentinha. O calor da fé falou mais alto no coração das dezenas de fiéis que acordaram cedo para confeccionar os tapetes por onde Jesus vai passar.

Na paróquia de São Lourenço Mártir, os tapetes foram produzidos no entorno do quarteirão da igreja. Em grandes sacos estavam estocados areia, serragem, pedras, raspa de pneus, flores, folhagens, entre outros materiais para serem utilizados nos desenhos.

Crianças, jovens, adultos e idosos. Todos se ajudando para enfeitar o entorno da igreja. Leila Cândida Rangel Maciel é coordenadora pedagógica em um colégio católico da cidade. Há mais de duas décadas ela participa das confecções dos tapetes. “Faz 23 anos que ajudo na confecção dos tapetes. A gente trabalha com muita harmonia e carinho para preparar o caminho de Cristo”, disse Leila.   

De acordo com o Padre Bruno, pároco da paróquia São Lourenço Mártir, em muitos lugares a tradição não é mais mantida. “Essa festa tem o objetivo de professar a fé na presença real de Jesus. A confecção dos tapetes remonta a entrada de Jesus em Jerusalém para celebrar a páscoa, quando foi recebido como um rei pelas pessoas”, explicou o pároco.

A confecção dos tapetes ainda tem um significado espiritual. “Isso também é um gesto de penitência. As pessoas olham para dentro de si e refletem sobre sentimentos e atitudes que precisam mudar ou acrescentar e, dessa forma, abrem o caminho para Jesus no coração delas”, disse Padre Bruno.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br