12:22hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
21/02/2019 15h22

Força Expedicionária Brasileira celebra 74 anos da Tomada de Monte Castelo

Bravos heróis que merecem ser reverenciados pela Nação Brasileira

Crédito: Gislene Vilela

TC Leonel Junqueira, 104 anos - Veterano da 2ª Guerra Mundial

Por Gislene Vilela

No Brasil, em 21 de fevereiro os veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateram durante a 2ª Guerra Mundial são homenageados em quartéis militares no país, em comemoração à Tomada de Monte Castelo, no centro-norte da Itália.

Na Ordem do Dia, realizada pelo noticiário do Exército Brasileiro, alusiva ao dia da Tomada de Monte Castelo registra-se: “... Há exatos 74 anos, esse movimento capital do terreno foi palco de um dos mais heroicos feitos das armas brasileiras, onde a Força Expedicionária Brasileira (FEB) mostrou ao mundo o valor do combatente verde-oliva, contribuindo para o restabelecimento da paz e da liberdade”.

A Ordem do Dia relata ainda que naquele longínquo 21 de fevereiro de 1945, sob frio intenso, terreno escarpado, pouca visibilidade que dificultava o apoio aéreo dos audazes pilotos do 1º Grupo de Aviação de Caça, enfrentando o inimigo altamente adestrado e experiente, nossos abnegados pracinhas executaram o quarto e vitorioso ataque, rompendo as defesas tedescas e abrindo o prosseguimento para a cidade de Bolonha.

Em São Lourenço, o memória viva do combate, Tenente Coronel Leonel Junqueira, 104 anos, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, relembra: “Neste 21 de fevereiro, comemora-se uma das vitórias da Força Expedicionária Brasileira na Itália. Na  conquista do lendário Monte Castelo após uma luta sangrenta, foram sacrificados muitos combatentes de ambos os lados. Essa posição fortemente defendida pelos alemães no alto do morro, só foi conquistada no quarto ataque, depois de um apoio maciço da Artilharia e aviões da FAB”. A batalha arrastou-se por três meses, de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945.

De acordo com o 1º SGT Marcus Vinícius da Silva Esteves, chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-024 (São Lourenço – MG), no dia 21 de Fevereiro, Tomada de Monte Castelo pelo Exército Brasileiro, a partir desta data, o mundo conheceu o valor do nosso soldado.

Este dia marca 74 anos do importante fato histórico e também uma das mais gloriosas realizações da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Grande Guerra.

Crédito: Site Exército Brasileiro

Em homenagem à FEB, na Itália, Monumento Liberação - Ao fundo o Monte Castello

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG