04:50hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
24/04/2014 11h05

Forpaz será realizado na cidade de São Lourenço

Sul de Minas recebe as ações do Forpaz nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25).

A cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, receberá, nas próximas quinta (24.04) e sexta-feira (25.04), as atividades da 15ª edição do Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar (Forpaz). A iniciativa, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), tem como objetivo a realização de fóruns regionais de forma que a identificação, a prevenção e o enfrentamento dos fatores geradores de violência no ambiente escolar sejam concretizados de acordo com a realidade de cada escola e participação de parceiros locais, para a formação e articulação de uma rede.

O encontro será realizado no auditório da Faculdade de São Lourenço (Rua Madame Schimidt, 90 - Bairro Nossa Senhora de Fátima) e reunirá educadores, membros da comunidade escolar e parceiros, com um público total de, aproximadamente, 300 pessoas. A agenda do Fórum incluirá palestras e debates, além de abrir espaço para as escolas estaduais relatarem suas experiências e suas boas práticas voltadas à paz no ambiente escolar.

Cata-vento pela paz

Antes mesmo do início oficial das atividades do Forpaz, na quinta (24) e sexta-feira (25), alunos de duas escolas de São Lourenço (Escola Estadual Eurípedes Prazeres e Escola Municipal Melo Viana) realizarão uma ação de sensibilização e mobilização da população pela paz. Mais de 100 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) dessas escolas farão um plantio simbólico de 300 cata-ventos. A iniciativa será realizada na quarta-feira (23.04), às 10h, na Praça João Lage, em frente ao Parque das Águas do município de São Lourenço.

Abraço da paz

Alunos e educadores de 30 escolas estaduais dos 23 municípios que integram a Superintendência Regional de Ensino de Caxambu realizaram dia 15.04, simultaneamente, um abraço simbólico em espaços públicos das cidades. Todas as escolas participantes já desenvolvem projetos de promoção da paz, e a iniciativa teve por objetivo sensibilizar os moradores das localidades sobre a importância da causa. A atividade é uma das ações que antecedem o Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar (Forpaz) que será realizado nesta semana em São Lourenço.

Forpaz

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos fóruns regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.

Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação - Governo de Minas Gerais.

Contatos: (31) 3915-3670 / 3916-8906 / 9956-6163 - www.educacao.mg.gov.br - blog.educacao.mg.gov.br

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br