08:49hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
13/04/2017 09h41

Greve das escolas estaduais de São Lourenço chega ao fim

Em ato simbólico manifestantes caminham até o prédio da Previdência Social em São Lourenço

Desde o dia 15 de março as escolas estaduais da cidade de São Lourenço aderiram à Greve Nacional da Educação que tem como pauta a luta contra a Reforma da Previdência, apresentada pelo Governo Federal como Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287). Professores, alunos e servidores se uniram em manifestos e ações de conscientização no centro da cidade desde então.

As manifestações contra a PEC 287 tomaram as ruas do país e tiveram grande repercussão internacional. A PEC prevê alterações nas leis trabalhistas como, por exemplo, a exigência de 49 anos de contribuição e idade mínima de 65 anos para aposentadoria.

Somente no estado de Minas Gerais mais de 50 câmaras municipais aderiram ao movimento contra o fim da aposentadoria. Em São Lourenço a Câmara Municipal aprovou por unanimidade uma Moção de Repúdio à PEC 287 na reunião de segunda-feira, dia 27 de março.

Além do movimento nacional, os trabalhadores da Educação de Minas Gerais tem sua própria pauta de reinvindicações como reajustes salariais, prorrogação e abertura de concurso público e pagamentos retroativos. Algumas das demandas foram atendidas e os trabalhadores com mais de 5 anos  de serviços prestados receberão um reajuste salarial de 5% e também haverá o reajuste de 7,64% para todos os funcionários da educação com pagamento a partir de junho. Sobre o concurso público, o Governo do Estado assinou documento garantindo a abertura de novo concurso para o final de 2017, com provas no início do ano seguinte.

No que diz respeito à PEC 287, a força das paralisações e greves alterou o calendário do Governo Federal, que ainda não tem data prevista para a votação da emenda no Congresso Nacional. Além disto, 32 deputados federais mineiros já se posicionaram publicamente contra a Reforma da Previdência.
Os professores das escolas estaduais de São Lourenço reuniram-se então na última sexta-feira, 7 de abril, e decidiram pela suspensão da greve. A maioria das escolas já retomou suas atividades, porém as Escolas Mário Junqueira e CESEC retomam as atividades na próxima segunda-feira, dia 17. As reuniões e debates acerca das paralisações e das ações do Governo Federal terão continuidade agora dentro das escolas.  

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG