17:34hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
02/03/2020 09h54

Homenagem ao Tiro de Guerra de São Lourenço na Assembleia Legislativa MG

Os chefes de instrução dos 33 TGs do Estado subordinados à 4ª Região Militar e com os Prefeitos Municipais dos 33 municípios mineiros que acolhem os tiros de guerra receberam diplomas

                                                                                                                                                                                                                      Crédito das fotos: Sarah Torres/ALMG

Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG homenageia os 33 TGs do Estado

         O Tiro de Guerra 04-024 de São Lourenço recebeu dia 12/02, uma homenagem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A iniciativa foi da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude que entregou diplomas com votos de congratulações aos chefes de instrução dos 33 Tiros de Guerra existentes no Estado.

A reunião foi solicitada pelo deputado Coronel Henrique (PSL), que aproveitou a homenagem aos chefes de instrução e as estendeu para os prefeitos dos municípios que sediam os Tiros de Guerra. O parlamentar destacou que, a cada ano, 3.050 jovens mineiros passam pelos Tiros de Guerra em todo o Estado e que isso é uma “responsabilidade enorme”.

Participaram da solenidade o 1º Sargento Marcus Vinicius da Silva Esteves, chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-024 e Leila Palma Policarpo Ferreira, secretária Municipal de Educação de São Lourenço.

“Agradecemos a todos os Instrutores, colaboradores, Atiradores e amigos do TG que fazem desta Instituição uma verdadeira Escola de Civismo e Cidadania. 77 anos de Luta pelos jovens de São Lourenço” descreveu SGT Esteves na página oficial do TG.

SGT Esteves, chefe de instrução do TG de São Lourenço, recebe diploma do deputado Coronel Henrique na ALMG

De acordo com o site da Diretoria de Serviço Militar do Exército Brasileiro, estão ativos hoje no Brasil 218 Tiros de Guerra. Cerca de 15% deles estão em Minas Gerais, nos municípios de Alfenas, Guaxupé, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha (Sul de Minas); Araxá, Patos de Minas e Patrocínio (Alto Paranaíba); Bom Despacho, Campo Belo, Divinópolis, Formiga e Itaúna (Centro-Oeste); Carangola, Cataguases, Muriaé, São João Nepomuceno, e Viçosa (Mata); Caratinga, Governador Valadares e Guanhães (Rio Doce); Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina e Matozinhos (Central); Jequitinhonha, Nanuque e Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri) e Januária (Norte).

Os Tiros de Guerra funcionam a partir de convênios firmados entre a União, por meio do Comando da Região Militar, e os municípios. Em geral, o Exército fornece instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto as prefeituras oferecem as instalações. Por esse motivo, frequentemente, o prefeito também acumula a função de diretor do Tiro de Guerra.

Uma grande vantagem dos municípios que possuem Tiro de Guerra é poder contar com um eventual apoio na utilização dos efetivos dessas instituições militares em colaboração com a Defesa Civil, em casos de calamidade pública, e em ajuda a ações comunitárias, de saúde e ambientais. Estas atuações dos Atiradores são relevantes no sentido de ampliar a prática da solidariedade, cidadania e civismo tornando-os mais comprometidos com a responsabilidade social.

Em 5 de setembro o Tiro de Guerra de São Lourenço completará 78 anos de apoio, cidadania, patriotismo e braço forte do Exército na cidade - história que se entrelaça com a história de milhares de jovens que têm passado por essa instituição.

Com informações da ALMG e TG 04-024

Deputado Coronel Henrique  e a representante da Prefeita de São Lourenço,
Leila Palma Policarpo Ferreira (secretária Municipal de Educação)

 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG