07:45hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
17/12/2015 16h24

Hospital São Lourenço realiza cirurgia inédita na região

Procedimento de fechamento de canal arterial foi realizado por equipe de São Lourenço e médicos do Rio de Janeiro.

O Hospital São Lourenço realizou a primeira cirurgia de fechamento de canal arterial da região.

O procedimento ocorreu no dia 28 de novembro e foi realizado em dois recém-nascidos prematuros extremos, com pesos de 900g e 1kg200.

O canal arterial é indispensável à vida fetal, conduzindo o sangue rico em oxigênio da artéria pulmonar para a aorta. Normalmente, após o nascimento da criança, ocorre o fechamento espontâneo do mesmo, uma vez que o sangue passa a ser oxigenado pelos pulmões.

“Em muitos bebês prematuros, tal canal persiste após o nascimento. Em alguns casos ele se fecha espontaneamente mas, em outros, a realização de procedimento cirúrgico para o fechamento do mesmo se faz necessária”, explica o cirurgião pediátrico dr. Gabriel.

De acordo com especialistas, a presença de um canal arterial persistente pode ser danosa principalmente em recém-nascidos prematuros, devido ao excessivo fluxo de sangue para os pulmões e, consequentemente, uma possível sobrecarga de sangue no coração.

A cirurgia foi realizada pela primeira vez na região, graças a um trabalho multiprofissional de toda a equipe. Do Rio de Janeiro (RJ) vieram os cirurgiões cardiovasculares: dr. Francisco José Saraiva Lino, do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras e dr. José Ronaldo Junqueira Dias, dos  hospitais Adventista Silvestre e Unimed-Rio. Do Hospital São Lourenço, participaram do procedimento o cirurgião pediátrico dr. Gabriel Dias Pereira Filho e a anestesiologista dra. Janaína Pereira Ramire.

Antes, os recém-nascidos que necessitavam desta cirurgia eram transferidos para outros centros. Agora, o Hospital mostra que há condições para realizar esse procedimento e que há equipe preparada para isso.

“Com certeza, tal cirurgia é mais um importante avanço no serviço de saúde para a população de São Lourenço e região”, garante dr. Gabriel e enaltece o trabalho da equipe multiprofissional da UTI Neonatal do Hospital São Lourenço, bastante elogiada pelos cirurgiões do Rio de Janeiro.

Foto: Hospital São Lourenço

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br