13:56hs
Terça Feira, 16 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
15/10/2013 10h43

Hospital de São Lourenço inicia serviço de oncologia

Novo serviço será desenvolvido em parceria com uma equipe de médicos de Juiz de Fora.

Na quarta-feira (16), o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço inicia o serviço de oncologia. No começo, serão atendidos pacientes de convênios, planos de saúde e particulares. Pois o SUS não habilita novos serviços, antes que eles entrem em funcionamento. Há tempos concluído, o Centro Oncológico Sul-Mineiro aguardava apenas a aprovação da Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (Varginha), que deu seu aval no dia 1º de outubro. O prédio está totalmente equipado: recepção; duas salas de espera (infantil e adulto); dois consultórios; brinquedoteca; dois quartos de aplicação (infantil e adulto); sala de emergência; posto de enfermagem; salas administrativas e de estudos; farmácia; sala de preparo de quimioterápicos (medicamentos), vestiários e copa para funcionários.

O novo serviço será desenvolvido em parceria com uma equipe de médicos de Juiz de Fora, com larga experiência em Oncologia, e irá atender pacientes que necessitam ser submetidos a quimioterapias - tratamentos por meio de substâncias químicas que atuam no funcionamento das células, para combate a doenças como o câncer (que será o foco de atuação do Centro). Muitos pacientes do município e região necessitam ir a locais mais distantes (como São Paulo, Varginha etc.), para realizar tal procedimento - e, agora, poderão fazê-lo em São Lourenço mesmo.

Em julho, o secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques e o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães estiveram no CENTRA e mostraram-se satisfeitos com as instalações. O que sinaliza que, em breve, o serviço será credenciado pelo SUS. De acordo com o provedor do Hospital, Dr. Gabriel Dias Pereira Filho, a referência atual, que é Varginha, não consegue atender à demanda da região. Assim, São Lourenço tem todas as condições para iniciar, pelo SUS, o atendimento em Quimioterapia e Cirurgia Oncológica, o próximo serviço a ser habilitado.


Fonte/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço MG 


 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG