15:30hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
10/01/2011 17h50

Igam autoriza intervenção emerg emergencial no lixão

Igam autoriza intervenção emergencial no lixão

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) autorizou a Prefeitura de São Lourenço a fazer uma intervenção de emergência para desviar o curso da água que passa pelo lixão da cidade e deságua no rio Verde. A autorização foi solicitada pelo prefeito Zé Neto para proteger o rio, prevenindo possíveis desabamentos, e adequar a situação no depósito de resíduos. A Prefeitura tem prazo de 90 dias, vencendo em 19 de fevereiro, para fazer a intervenção.


No último dia 23, o prefeito, por meio do decreto 3.981, declarou situação de emergência na área do lixão e seu entorno. A decisão teve como base relatórios da Defesa Civil e do Departamento de Fiscalização de Obras do Município, que atestam a incapacidade do depósito receber mais resíduos. O prefeito também levou em consideração a ameaça de desabamento em função do período de chuvas. A declaração dá ao governo municipal mais agilidade para adotar medidas preventivas.

Para resolver o problema, as secretarias de Obras e de Serviços Urbanos elaboraram o projeto para desviar o curso d'água, com a construção de um novo canal, levando o córrego para longe da montanha de lixo e evitando que leve a poluição do lixo para o rio. Com a obra será possível reduzir a altura dos resíduos acumulados, que ameaçam o rio, ganhando mais espaço para receber com segurança mais 60 mil toneladas de lixo – o equivalente a mais cinco anos de coleta.

O tempo é suficiente para que seja implantado o Cidesea (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Socioambiental) dos municípios da microrregião de São Lourenço, formado pelos municípios que aderiram: São Lourenço, Cristina, Carmo de Minas, Soledade de Minas e Itamonte.

Fonte: Ascom – Prefeitura de São Lourenço

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br