13:45hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
09/07/2010 17h02

Inaugurado em São Lourenço o Minas Fácil

Inaugurado em São Lourenço o Minas Fácil

Em solenidade realizada no dia 17 de junho, no hotel Guanabara, foi inaugurada em São Lourenço a 31ª agência do Minas Fácil do Estado. O evento contou com a presença do secretário de Governo do Estado, Danilo de Castro, representando o governador Antônio Anastasia; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; e do presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, Aires Mascarenhas, além de lideranças políticas e representantes de diversos segmentos sociais da cidade e região.

Após a abertura da solenidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, o presidente da Jucemg, Aires Mascarenhas, e o prefeito José Sacido Barcia Neto assinaram o acordo de Cooperação Técnica. Na seqüência, com a presença do secretário de Governo do Estado, Danilo de Castro, foi descerrada a placa inaugural.

Criado pelo governo estadual, o Minas Fácil é um programa destinado a simplificar e agilizar o processo de abertura de empresas no Estado. Por meio do Decreto 44.466/07, as unidades do Minas Fácil passaram a compor a estrutura orgânica da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), e sua gestão é realizada pela diretoria de projetos da Jucemg.

Com o Minas Fácil, contadores e empresários não mais terão a necessidade de deslocarem-se ou contratarem serviços em Varginha e Itajubá para atualização de documentos de empresas. O programa concentra informações e atendimento das secretarias de Fazenda do município, do Estado e da Junta Comercial. Isso significa redução de custos e prazos para os empreendedores.

Além de agilizar a abertura de novas empresas, na agência de São Lourenço será possível alterar e constituir sociedade, emitir certidões e autenticar livros, "com maior simplificação e agilidade. O sistema estimula a criação de empresas, gerando mais emprego e renda para a população", afirma o secretário municipal de Fazenda, Julio Sacramento.

“Em geral, o processo de abertura de uma empresa, na maioria dos municípios do Brasil, envolve até oito passos diferentes. Uma via sacra desgastante que pode demorar mais de 150 dias, que obriga o empresário a percorrer diversos órgãos, setores e instituições, além de gerar uma despesa muito grande. O Minas Fácil acaba com isso, centralizando todas essas ações num único local. O programa é pilotado pela Junta Comercial, através de um conjunto de procedimentos regidos pelo Convênio que assinamos hoje, e garante com que, no máximo em até 10 dias, o requerente tenha sua empresa criada, formalizada e legalizada em todas as esferas que ela precisa. Este, sem dúvida, é um grande passo, uma grande vitória de São Lourenço. Outro aspecto muito importante é que, ao implantarmos uma unidade do Minas Fácil aqui, intrinsecamente estamos também abrindo uma representação da Junta Comercial. Em Minas Gerais são abertas, aproximadamente, 6 mil empresas por mês e, cerca de 18 mil processos de transformação: entrada ou saída de sócio, mudança de endereço, aumento ou diminuição de capital, abertura de filial, emissão de certidão, dentre outros procedimentos. Isso significa que, pelos menos mais de três processos relativos à alterações de uma empresa, são realizados pela Jucemg ou suas representações. E tudo isso poderá ser feito e tramitado, de forma rápida, através desta nova agência do Minas Fácil, em São Lourenço”, comentou o presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, Aires Mascarenhas.

O secretário de Governo do Estado, Danilo de Castro, destacou a importância da iniciativa como uma poderosa alavanca construtiva de desenvolvimento. “Muitas vezes, as dificuldades do pequeno empreendedor, começam antes mesmo dele abrir o seu negócio. Isso acaba gerando desgaste e, consequentemente, provocando até a desistência do interessado em continuar o processo. O Minas Fácil foi criado pela visão de futuro do governo, a partir de um planejamento que visa facilitar, racionalizar e desburocratizar a vida do pequeno empreendedor. Trata-se de um programa de referência nacional e que tem sido colocado em prática pela Junta Comercial, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com muita competência e seriedade. São Lourenço está realmente de parabéns”, declarou Castro.

O Minas Fácil funciona no shopping Antônio Dutra, no mesmo horário do expediente da prefeitura: de 12h às 18h.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG