10:18hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
31/03/2015 09h57

Informação, cultura e arte no fim de semana do Dia Mundial da Água

Eventos paralelos à Comenda Ambiental trazem seminários, livros e música

                                   

Por: GisleneVilela

Aconteceu sexta-feira (20), das 09h30 às 17h30, o III Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas na Câmara Municipal de São Lourenço. O evento é organizado pelo vereador William Rogério de Souza tendo por objetivo dar continuidade nas discussões para a melhoria da acessibilidade, inclusão e dignidade das pessoas com deficiência nas cidades turísticas.

Adelaide Maria, Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu, que compôs a mesa, declarou que este Seminário é muito importante porque envolve representantes da sociedade civil na busca de caminhos para garantir toda forma de inclusão aos portadores de necessidades especiais.

O palestrante Maurício Gadbem, médico psiquiatra e integrante do Movimento Três Corações Sem Degraus, destacou que estamos vivendo em uma sociedade que cultua o corpo, incensa as celebridades, apregoa a velocidade, que desconsidera as diferenças. Uma sociedade com muitas características narcísicas e, dentro de uma sociedade assim, a pessoa com deficiência é marginalizada, escondida, depreciada. Segundo Maurício, ainda tem um fator pior que é quando as próprias pessoas com deficiência assumem o discurso dessa cultura não gritando por seus direitos, não exigindo respeito com suas necessidades e paralisadas na busca de oportunidades. Urge uma atitude de mudança da cultura narcísica que predomina na sociedade por uma atitude de construção de uma cultura que se coloca no lugar do outro, que respeita as diferenças e que ajuda as pessoas com deficiência a terem voz e vez.

Um exemplo concreto a ser seguido por instituições privadas ou públicas da cidade e região é a do Centro Educacional Criançando que já inaugurou o primeiro balanço adaptado de São Lourenço para crianças com deficiência física.

Outro fator discutido foi relacionado à Lei Federal 12.587/2012, que definiu as diretrizes para todos os entes da federação. Com a referida lei, até abril de 2015, os municípios acima de 20 mil habitantes terão que criar o seu Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Um desafio para os gestores municipais. Uma lei que deve ter atenção dos representantes e sociedade como todo para que projetos sejam elaborados e, acima de tudo, executados.

 

Meio ambiente e sustentabilidade debatidos no Fórum

No sábado (21), foi realizado o I Seminário – Meio Ambiente e Sustentabilidade Hídrica: olhar jurídico, no Fórum Mário Mascarenhas de Oliveira, das 09h às 17h. Organizado pelo Juiz Bruno Terra Dias.

O primeiro palestrante foi o desembargador José Afrânio Vilela, do TJMG, que no início de sua fala enfatizou duas frases: “As guerras do século XXI serão travadas pela Água” e “A água será o petróleo do mundo” levando os presentes a pensarem sobre quais os motivos da crise hídrica. Em entrevista, o desembargador disse que foi uma honra participar dessa semana de culto às águas que, obviamente, dadas as peculiaridades locais, tinha que ser efetivamente realizada em São Lourenço. Proferiu ainda que os fatos atuais noticiados sobre a água por toda a mídia falam por si só, por isso, não podemos descuidar, mesmo naqueles locais onde há mananciais expressivos com a cautela com esse liquido maravilhoso, que é o líquido da vida. Alertou que é preciso preservar as nascentes, cuidar dos leitos das águas, porque do contrário, num futuro muito próximo teremos crises gravíssimas envolvendo a água e salientou que a consciência ambiental começa dentro de casa com aquelas pequenas medidas e passa pela sociedade através da educação nas escolas, da educação ambiental dentro das empresas, dentro das indústrias, enfim, a de se ter um concerto entre os privados, a coletividade e os entes públicos para chegarmos a esse bom resultado.

Alguns participantes do evento, diante de todas as palestras expostas, entenderam que o Brasil possui leis que regem as práticas ambientais e disseram que a sociedade precisa de um olhar atento para formar o consenso possível para a sobrevivência de todos. Que o processo de debates é importante, porém, o essencial é transformar a discussão em ações concretas no cotidiano repensando a questão da água pondo em prática os verbos da sustentabilidade iniciados com “erre” (r): reduzir, reflorestar, respeitar, reciclar, reutilizar.

 

Cultura e arte para todos

Ainda no sábado, às 17h, foi realizada distribuição de livros de graça na Praça João Lage objetivando promover a inclusão cultural e difundir o hábito da leitura. O coral da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) fez a abertura da entrega dos livros, entoando belíssimas canções que emocionaram os presentes.

Foi disponibilizado à população de São Lourenço e aos seus visitantes mais de cinco mil livros com vários títulos sobre diversos assuntos. Os livros infantis fizeram a alegria das crianças.

 A partir das 21h, aconteceu o evento Minas ao Luar (Projeto do SESC) que tem a finalidade de levar cultura na forma de apresentações musicais noturnas e ao ar livre. O grupo Sarau Brasileiro trouxe no repertório valsas, choros, boleros, sambas, forrós e bossa nova.

Todos esses eventos paralelos fazem parte da programação da V Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço.


 

Confira a reportagem sobre a entrega das medalhas da Comenda Ambiental aqui.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG