19:21hs
Quinta Feira, 21 de Junho de 2018
São Lourenço - Notícias
08/06/2018 13h48

Lançamento do livro Mini Ninjas de Ana Clara Saso

Aluna do 5º ano na Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza, Ana Clara Saso publicou seu primeiro livro quando tinha sete anos. Agora, com 10, vai lançar o segundo no dia 15 de junho no Parque das Águas.


Por VivaSãolourenço

Como começou a sua paixão pelos livros?

Desde bem pequena minha mãe sempre me deixava rodeada de livros e por ela contar tanta história e ler vários poemas de forma tão gostosa e engraçada para mim, acho que naturalmente fui me apaixonando pela leitura e escrita.

Fale um pouco do seu primeiro livro.

Minha estreia na literatura foi com o livro “Sonhos de uma sapeca levada da breca”. Ele nasceu porque desde o primeiro ano na escola eu escrevia e desenhava demais nos meus cadernos, inclusive nas capas. No primeiro ano, a escola onde estudei não gostava de jeito nenhum. Mas, quando entrei no segundo ano, na Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza, tive a melhor professora de todas: tia Luciana. Enérgica sim, mas nunca me chamou a atenção por escrever e desenhar durante a aula e nem falou que minhas artes eram rabisco. Foi então, quando ela e uma amiga da minha mãe chamaram a atenção para as histórias que eu escrevia. Elas falaram que isso daria um bom livro. Foi aí que comecei a importunar a minha mãe para fazer um livro. O livro tem 10 poemas (muitas pessoas dizem que tem muita filosofia neles, mas eu não sei de nada disso ainda), uma oração e uma história. Cada página tem uma ilustração que eu mesma fiz. E a editora deu a ideia de fazer o livro para colorir porque estava na moda e ainda ficaria mais barato para minha mãe. A frase que mais faz sucesso no livro é “A gente é diferente e isso nos torna especial porque se a gente fosse igual não seria nada legal”. Ela faz parte do poema “A Vida”. Já teve várias crianças que pediram para imprimir esta página, eu já fui nas escolas ler este poema para as crianças (inclusive vou no CICM no próximo dia 22/6 às 16h contar essa história para uma turminha de segundo ano). Professores, diretores de escola e palestrantes já me pediram para imprimir e usar essa frase e também o grupo de escoteiros já fez uma roda e falaram sobre ela. Muito legal mesmo. Ela fala sobre aceitar as diferenças de cada um. Fico muito feliz.

Como foi a receptividade do público?

Fizemos o lançamento na escola durante a festa da primavera em dezembro de 2015 e a comunidade escolar amou. Vendi 70 livros no dia do lançamento e isso me deixou muito contente. Os 300 exemplares saíram rapidinho e com o dinheiro que ganhei, imprimi mais 500 livros. Pedi para minha mãe fazer uma página para mim, mas só a pouco ela me ajudou a fazer uma fanpage e eu mesma fiz uma página gratuita no wixsite: https://anaclarasasosl.wixsite.com/ana-clara-saso

E o seu segundo livro?

O título é “Mini ninjas – uma perigosa jornada”. A história é de trigêmeos órfãos que quando pequenos são deixados aos cuidados de um mestre ninja. Um dia, o dojô onde eles moram é invadido e os irmãos Shuki e Yan são raptados. Então, Hannah, a irmã sai em busca dos irmãos. E é aí que a história começa. Junto com amigos que Hannah faz pelo caminho, ela liberta os irmãos e vivem perigosas aventuras para salvar a humanidade.

Como surgiu a ideia da história?

Nossa, eu leio muito, principalmente livros do Harry Potter, Herois do Olimpo, Will Gallows e o Troll Barriga de Serpente, Magnus Chase e muitos outros livros de aventura. Amo livros de magia, aventura, mistério e minha imaginação voa solta, por isso no ano passado quando estudava na Escola Municipal Dona Ida Mascarenhas Lage, sempre que terminava minhas tarefas na sala de aula eu escrevia meu livro em um caderno à parte que sempre carregava comigo. No fim do ano mostrei para minha mãe e pedi para me dar de presente de aniversário o lançamento desse livro. Ela amou o que eu tinha escrito e por causa disso me entusiasmei bastante.

Por que a opção por uma série? Serão quantos volumes?

A princípio, sete volumes. Porque eu acho que o livro ficaria incompleto se terminasse agora. Os trigêmeos e seus amigos têm muitas aventuras para viver e eu não poderia prolongar muito esse livro porque senão ficaria meio cansativo para meus leitores, porque eu escrevo agora para o público de 10 a 15 anos. Mas já tenho muito mais aventuras deles escritas e muito ainda para colocar no papel. Vai ter tanta coisa que, pasmem, nem eu mesma sei se serão só sete volumes… (risos)

Você contou com apoios para o livro?

Sim, sem apoio não seria possível. Brinquëdu, Águas de São Lourenço, Alvorada Chaves, Novaneo, Casarão, Colégio Laser, CICM, Escola M. D. Ida Mascarenhas Lage, Escola M. Ismael Junqueira de Souza, Wizard, Letras e Cia, Completa, Starweb, Pacelli Seguros, Feira 2 Irmãos, Loja Bodevan, Açaí Mania, Pneusul, Laticínios Miramar, Super Lojão Central 2 em 1 e Lojão Central, Universo Material Elétrico, Makro´s Med do Bernardo, UTI Celular, Planneta Água e Rose Cabeleireira estão apoiando o projeto.

Quais as suas expectativas para o lançamento do dia 15?

Eu fui com a minha mãe em quase todas as escolas daqui de São Lourenço falar sobre meu livro e convidar as crianças para o lançamento. Eu fiz a pré-venda na maioria das escolas da rede particular. Eu estou muito empolgada e espero que todas as escolas levem seus alunos. Quanto às escolas públicas, o Parque das Águas abrirá as portas gratuitamente para elas levarem seus alunos. Olha que coisa boa! Já os colégios particulares só pagarão o valor de 3 reais por pessoa, quando forem em grupos da própria escola. Então, eu espero que a Catedral de Bambu esteja cheia de crianças no dia do lançamento para que eu possa falar para elas nesse dia como é gostoso ler, escrever e poder incentivá-las a fazer isso.
Quero incentivar as crianças a deixarem um pouco o computador, smartphone, vídeo game de lado e lerem um bom livro, porque com a leitura você relaxa, você fica mais criativo, amplia o vocabulário, melhora a escrita, além de poder viajar sem sair do lugar. Fico feliz da minha mãe sempre ter controlado o meu acesso aos eletrônicos.

No futuro, você quer ser escritora?

Sim e quero ser uma escritora de sucesso, se Deus quiser. Eu acredito que a Série Mini Ninjas será um best seller, com a graça de Deus. Também quero ser desenhista e tenho o sonho de ser contratada pelo Mauricio de Sousa Produções para desenhar os mangás da Turma da Mônica Jovem. Já pensou eu ser desenhista da Mauricio de Sousa Produções? Sou louca para conhecer o Mauricio pessoalmente e já até escrevi para lá. Minha mãe falou que vamos lá qualquer dia.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG