07:45hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
06/07/2018 17h37

Linha Férrea Trem das Águas será restaurada

Valor será para viabilizar a restauração e operação da linha férrea Trem das Águas, interligando as cidades de São Lourenço a São Sebastião do Rio Verde.

 Foto: divulgação internet

 O histórico Trem das Águas em seu tempo aureo 

A linha férrea Trem das Águas será restaurada para fortalecer o turismo e incentivar o desenvolvimento econômico e social no Sul de Minas Gerais. Na quinta-feira (5/7), o governador Fernando Pimentel entregou a um grupo de prefeitos da região o convênio assinado entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e o município de São Sebastião do Rio Verde, que autoriza a revitalização de 20 quilômetros da ferrovia. Durante o encontro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o governador e os prefeitos ressaltaram a importância do projeto para o turismo mineiro.

O convênio prevê investimentos de cerca de R$ 7, 5 milhões por parte da Codemge para viabilizar a operação do trem turístico. A revitalização irá atingir de forma direta pelo menos 10 municípios da região que estão inseridos no tradicional Circuito das Águas e no Circuito Terras Altas da Mantiqueira. O objetivo é que o trecho seja interligado a outro já existente entre São Lourenço e Soledade de Minas.

Na avaliação do prefeito de São Sebastião do Rio Verde, Sandro Lisboa Martins, este é um dos maiores investimentos no desenvolvimento do turismo regional e deverá estimular mais investimentos nos municípios abrangidos pelo projeto. “Essa restauração vai alavancar o turismo da nossa região. O projeto tem um viés socioeconômico, vai cuidar do patrimônio, e é economicamente viável para a cidade. A ferrovia foi abandonada ao longo dos anos”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Odair Cunha lembrou que a medida terá reflexo em todo o entorno. “O importante é que estamos potencializando ainda mais a vocação turística do Circuito das Águas e do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira. É uma região muito bonita e que já recebe muitos turistas e que, com essa novidade vai atrair ainda mais desenvolvimento econômico para essa região”, afirmou.


A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas também integra o convênio como interveniente em relação as obras. A entrega do convênio também foi acompanhada pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, e os prefeitos de São Lourenço, Leonardo Sanches, de Itamonte, Alexandre Augusto Santos, de Três Corações, Cláudio Pereira, de Virgínia, Carlos Eduardo Costa, de Passa Quatro, Antônio Esteves, além do deputado estadual Ulysses Gomes e outras lideranças.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG