16:52hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
03/06/2016 16h18

Major Paulo Márcio recebe Título de Cidadão Honorário

No desempenho de sua função, ele tem o trabalho de aproximar a comunidade da Polícia Militar

Fotos: Gislene Vilela

Natural de Barbacena, Minas Gerais, o Major da Polícia Militar Paulo Márcio de Assis Jacinto recebeu, na sexta-feira, 20 de maio, o título de Cidadão Honorário de São Lourenço na Câmara Municipal.

Ingressou na PM no 9º Batalhão de Policia Militar, onde fez o Curso de Formação de Soldados. Em 1991 se matriculou no Curso de Formação de Oficiais, na Academia de Policia Militar, em Belo Horizonte, de onde saiu aprovado como Aspirante a Oficial em 1994. Serviu como policial nas cidades de Barbacena, Itabirito, Belo Horizonte, Lavras, Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço.

Há 15 anos casou-se com a Delegada Geral da Polícia Civil, Dra. Cláudia Aparecida Evaristo Jacinto, com quem teve uma filha, Ana Carolina Evaristo Jacinto, atualmente com 11 anos.

Atua em São Lourenço desde 2005, quando assumiu a função de Subcomandante da 14ª Cia PM. Em 2011, comandou a unidade por 05 meses, quando implantou o programa Rede de Vizinhos Protegidos. Foi o primeiro a ser implantado na região. A partir daí deu início às discussões e planejamento para gerar a “Rede de Comerciantes Protegidos”.

Quando atuou em Itajubá, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, e se especializou em Direito Público pela Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. É Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro e Academia da PMMG.

O Oficial ainda é formado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública como Multiplicador Internacional de Polícia Comunitária pelo Sistema Japonês (KOBAN). Ministrou a disciplina “Práticas de Polícia Comunitária”, tendo Como Base o Sistema KOBAN na PMMG para 37 policiais militares de todo o Brasil, em Porto Alegre. Atuou na formação de diversos PMs de Minas Gerais em Curso de Gestores e Operadores de Base Comunitária.

Participou da comissão designada pelo Estado Maior da Polícia Militar para realizar o trabalho técnico de interesse institucional que elaborou a Instrução que orienta a criação das Redes de Proteção no estado de Minas Gerais.

Foi o responsável pelo planejamento e comando do policiamento desenvolvido durante a cerimônia de Beatificação de Nhá Chica, em maio de 2013, em Baependi. Teve forte atuação na elaboração de estratégias operacionais dos mais importantes eventos realizados em São Lourenço, a exemplo do Carnaval, Megacycle, Festa de Agosto e as temporadas de férias, visando a segurança dos turistas e moradores.

Foi condecorado com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, em março de 2013. Em novembro do mesmo ano, recebeu a Comenda da Liberdade e Cidadania em Ritápolis – Fazenda do Pombal.

Foi membro do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (COMAD) tendo buscado incluir uma alteração na lei que possibilitou a representação do 57º BPM dentro do conselho.

Em São Lourenço destacou-se na participação do processo de valorização da Casa dos Meninos quando passou a atuar como voluntário e colaborou na implantação do Projeto Faixa Azul, com o interesse em aproximar a Polícia Militar dos adolescentes em situação de risco.

O Major Paulo Márcio, sempre exerceu sua função policial em Unidade Operacionais em parceria com a comunidade, defendendo e divulgando os princípios da Filosofia de Polícia Comunitária: Parcerias com lideranças comunitárias e organizações não governamentais, Projeto Fênix, que atua nas escolas públicas, mobilizando 400 jovens nas 05 escolas públicas da cidade, angariando apoio para o patrulhamento realizado nestas escolas para que, mesmo quando não há a presença policial, os valores de paz social e do protagonismo juvenil positivo prevalecem; apoio a todas Ações Cívico Sociais (ACISO) do batalhão; acampamento de jovens realizado com apoio do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Grupo de Escoteiros de São Lourenço; Seminário de Mediação de Conflitos em parceria com a Faculdade de São Lourenço.

Em São Lourenço, o trabalho do Maj. Paulo tem causado melhor adaptação dos novos Comandantes do Batalhão, gerando um processo mais estável entre as trocas no comando. Passou a ser um elo entre a comunidade e os novos comandantes.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br