10:39hs
Terça Feira, 28 de Janeiro de 2020
São Lourenço - Notícias
03/01/2020 15h43

Mandato de Chopinho é extinto e Aucione Souza toma posse na Câmara Municipal

O vereador faltou a terça parte das sessões ordinárias do ano sem justificativa

 

Por Jorge Marques/SL Atual

Tomou posse na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 23, a vereadora Aucione Rufino de Souza (PSC) no lugar do ex-vereador Paulo Gilson Chopinho de Castro Ribeiro (PSC) em uma sessão extraordinária. Chopinho teve o mandato eletivo extinto por faltar a terça parte das reuniões semanais do legislativo municipal.

Durante o último ano da legislatura, Aucione Souza será a única mulher no plenário do legislativo municipal entre 12 homens. A nova vereadora, que é ativista da causa animal, assume o mandato com um discurso de paz e trabalho em prol da cidade com foco nos animais.

"Fui pega de surpresa, mesmo sabendo do trâmite e desconhecendo o resultado sobre a minha posse. Espero que tenhamos uma união entre os vereadores. Vou continuar meu trabalho voluntário no canil quando eu puder. Meu carro chefe são os animais. Precisamos melhorar os pontos e a fiscalização das charretes”, disse a vereadora empossada.

Constatada a falta de Chopinho na última sessão ordinária do ano, foi instaurado um processo político-administrativo 02/2019 para extinguir o mandato dele, uma vez que faltou a 14 sessões entre as 42 reuniões semanais. O então vereador foi intimado no presídio da cidade onde está preso preventivamente acusado pelos crimes de associação criminosa e tráfico de influência ao praticar a Rachadinha para apresentar sua defesa em relação as ausências.

A justificativa apresentada não foi aceita pelo presidente da casa legislativa, Waldinei Alves Ferreira. De acordo com o Decreto-Lei 201/67, as ausências são justificadas por motivo de doença comprovada, licença ou missão autorizada pela edilidade. "Ele não nos apresentou um motivo plausível para que pudemos aceitar as faltas dentro do que diz a legislação", disse Waldinei Alves Ferreira.

Chopinho teve dois pedidos de afastamento negados pelo plenário da Câmara Municipal. Os pedidos do vereador foram embasados no regimento interno do legislativo e na lei orgânica, porém os vereadores não concederam o afastamento por motivos particulares.

A vereadora

Nascida em São Lourenço e com 50 anos de idade, Aucione Souza é casada com Fabiano Ferreira e é mãe de Fernanda Junqueira. Estudante do curso EAD de Técnico em Meio Ambiente, iniciou a militância em prol dos animais desde pequena, quando adotou o porquinho Sugismundo.

Antes de assumir o mandato de vereadora, Aucione atuava como gerente do canil resgatando animais em situação de rua e de maus tratos pela cidade. É membro atuante do grupo de voluntariado Patrulha Animal desde 2012, quando iniciou resgatando a primeira cadela de um buraco com seis filhotes.

A vereadora empossada pertence a base do governo municipal. Estiveram presentes colegas de trabalho, de militância em prol dos animais, a prefeita Célia Cavalcanti, os secretários municipais de Governo, Josélia de Lorenzo, de infraestrutura, Walter Lúcio de Oliveira, de Educação, Leila Palma, o ex- vice-prefeito, Walter Lessa, e amigos da empossada.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG