20:07hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
18/06/2010 16h03

Marcha pela Paz celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Marcha pela Paz celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Representantes do Greenpeace dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além de membros de diversos segmentos sociais, turistas e sãolourencianos participaram da Marcha Mundial pela Paz e Amor em Respeito ao Meio Ambiente, realizada no dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.

O evento – uma iniciativa dos menestréis Brasileiro e Mãe Terra, com produção de Identidade Cultural e o apoio do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) –, reuniu num mesmo local crianças, jovens e adultos que, numa única e uníssona voz, literalmente pararam o centro da cidade e mobilizaram a atenção de todos para a promoção da paz e da unidade em prol do respeito e preservação ao meio ambiente.
A Marcha teve início na praça Brasil e contou com a presença e apoio dos soldados do TG (Tiro de Guerra) 04-024. Durante a solenidade de hasteamento das Bandeiras, um momento emocionante: a atmosfera, antes encoberta, e a chuva, deram lugar a uma tarde iluminada pelo sol. O Hino Nacional foi cantado por todos os participantes, sem acompanhamento ou instrumentação, num único coro que soou vibrante e envolveu a todos.

Após a abertura, a Marcha percorreu as principais ruas e avenidas do centro da cidade. Na chegada ao parque municipal Ilha Antônio Dutra, os participantes foram recepcionados pelo som contagiante dos tambores africanos do grupo Djamb Fola, que abriu a programação de shows. Na seqüência foi a vez do Função Nativa que envolveu a todos num clima de muita paz e harmonia, com muito reggae e mantras. O cantor e compositor Samuel Rodriguez veio da Europa especialmente para participar do evento. O encerramento da Marcha ficou por conta do grupo Ukiemana que, ao som do reggae reforçou a todos a proposta da promoção da paz e do respeito ao meio ambiente.

Simultaneamente, na praça Brasil, as crianças trouxeram sua mensagem em favor da promoção à paz e à preservação ambiental através da peça Vamos Salvar a Terra, interpretada pelo grupo teatral Flor de Luz.

“Como muita gente não esperava, a Marcha aconteceu com pleno sucesso, graças à Força Maior, a Força Divina de Deus. Gostaria também de agradecer imensamente o apoio de pessoas que foram fundamentais para a realização deste evento; verdadeiros companheiros que nos apoiaram do começo ao fim. Destacamos o Franklin, da Age&Cia; o Neto, da Minas Propaganda; o Márcio e toda equipe do Correio do Papagaio; a Vera, do Parque das Águas; o vereador Kall; o Zé Neto, prefeito municipal que, ‘aos 45 minutos do segundo tempo’, resolveu liberar toda documentação pra realização do evento; o Luciano, do Carrossel, que patrocinou as chamadas para televisão; o André, presidente do Movimento Viva São Lourenço Viva, que nos deu todo apoio de acesso a computadores; a Janimayre Forastiere, chefe do Departamento de Meio Ambiente, que nos deu total e incondicional apoio; o Vinícius, da CDL; a Suelen, da churrascaria Sabor Gaúcho; o Gustavo, do restaurante Ki-Beleza; o Maurício, da panificadora San Remo; o Flávio Bananeira; o Newton, do Tempo é Arte, que gravou o Hino da Marcha em seu estúdio; ao Djambé Fola, Função Nativa, Samuel Rodriguez e Ukiemana pelos shows; e principalmente, de modo especial, a Pnuma – sem a qual este evento não existiria”, disse o casal Brasileiro e Mãe Terra.

Segundo os menestréis, já está em fase de formatação um projeto de roteiro para que a Marcha seja realizada em todo o Brasil e em outros países. “Daqui a alguns dias estaremos em Brasília, nos reunindo, possivelmente, com os secretários gerais da ONU, Unesco e Unicef, Mundo sem Guerras, e também com o presidente Lula. Em todas estas oportunidades, estaremos também levando a todos o nome de São Lourenço: como capital espiritual, terra sagrada e berço das águas”, declararam.

                                                                                   “Salve Sol!”

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br