19:06hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
09/04/2014 17h40

Missa na Ermida marca reabertura ao público após restauração

Primeira Igreja de São Lourenço, sofreu um trabalho de restauração.

A Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte foi reaberta ao público na tarde de domingo (6), com a celebração de uma missa. A igreja, a primeira construída em São Lourenço, está localizada no interior do Parque das Águas e é Tombada pelo Município como parte de seu Patrimônio Histórico e Cultural. Nos últimos meses ela sofreu um trabalho de restauração.

A restauração, coordenada pela Diretoria de Cultura, foi feita com aprovação dos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e custeada com 50% dos recursos obtidos com o ICMS Cultural. O valor gasto foi de R$ 49.495,94 e a obra foi realizada por empresa vencedora de licitação. Na Diretoria de Cultura existe um Memorial Descritivo no qual constam detalhes das obras. A reforma incluiu o telhado, as instalações elétricas, a pintura interna e externa, e outros trabalhos de manutenção.

A Paróquia São Lourenço Mártir, que é a responsável pela igreja fez a retirada do altar, que estava deteriorado. Posteriormente, será feita a recolocação Réplica do Santo Sudário.

História – em 10 de agosto de 1891, foi celebrada uma missa no local onde futuramente seria construída a Capela. A obra, iniciada em 1893, foi inaugurada em 10 de agosto de 1895, e consagrada ao Mártir São Lourenço. Mas a conclusão foi em 1903. Em 1928, com doações de turistas e moradores, foi construída a escadaria que liga a Ermida ao Parque das Águas. Na década de 60, foi feita a primeira reforma, quando foi trocado o madeiramento do telhado e realizada a pintura interna e externa. Em 12 de agosto de 1963, foi declarada Monumento Histórico. Na década de 70, o pároco Frei Osmar Dirk’s incentivou a restauração da igreja, ocasião em que aconteceu o Congresso Nacional Sudarístico, quando ela recebeu, da cidade italiana de Turim, a Réplica do Santo Sudário, que se encontra exposto no altar principal. Em 28 de novembro de 2012, a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte foi Tombada pelo Município como parte de seu Patrimônio Histórico e Cultural.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço 


 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG