05:00hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
13/08/2015 10h45

Monge do Sri Lanka em São Lourenço

O monge budista irá palestrar no próximo sábado e tem planos de residir na cidade

A palestra sobre os Princípios e Fundamentos da Meditação Budista acontece no próximo sábado, dia 15 de agosto, às 19:00h, na av. Damião Junqueira de Souza, nº 740, Fundação CIMAS.

O monge budista Liyanwela Udithasiri Thero, do Sri Lanka, está viajando pelo mundo há 2 anos com o objetivo de propagar a cultura, filosofia e prática budista.

À convite da associação Dhamma Ghara de São Lourenço, o monge veio para a cidade há uma semana e pretende residir por um período, aproveitando a oportunidade para ensinar práticas budistas para toda a população.

O jornal Correio do Papagaio visitou a Associação e conversou com o monge Uditha. Ele se sente muito bem recebido no Brasil e está gostando muito da cidade e das pessoas.

O jovem monge tem apenas 24 anos, mas entrou para a vida monástica aos 13 anos. “Desde criança tinha interesse em ser monge. No Sri Lanka a figura do monge é muito comum e é comum também os jovens tornarem-se monges”, conta Uditha. “Na época não entendia direito o que isso significava, mas via como os monges viviam vidas tranquilas e como as pessoas respeitavam o monge e como ele ajudava as pessoas, a forma como ele falava”, explica.

A linha espiritual seguida pelo monge cingalês é o budismo Theravada, que segue os ensinamentos de Sidarta Gautama Buda.“O mais importante para mim é evoluir dia a dia, segundo a segundo a minha humanidade. Desenvolver o meu caráter, não só para mim mas também para outros, para ser uma pessoa especial, um exemplo de caráter e conduta”, afirma.

Durante a entrevista, perguntamos ao monge Uditha de que forma a meditação pode influenciar a vida das pessoas. “A meditação geralmente traz à vida das pessoas concentração e atenção. E uma vida com meditação é sinônimo de uma vida tranquila”, esclarece e complementa: “Meditação não é religião, é estar em paz no seu coração”.

Confira a entrevista completa aqui.

As práticas de meditação são realizadas todo domingo e terça-feira às 18:30h, na sede da Associação Dhamma Ghara, localizada na rua do Carmo, nº 45, bairro Carioca. O trabalho do monge está aberto para todas as pessoas, culturas e religiões. Todas as atividades são gratuitas e podem ser realizadas doações voluntárias dos participantes.

Além da meditação o monge realiza a pooja (oferenda), toda segunda-feira, às 18:45h, momento dedicado a entoação de sutras e mantras budistas e pretende começar a ensinar sânscrito e pali, línguas que foram utilizadas nas antigas escrituras sagradas do budismo, hinduísmo e janaismo.

A associação Dhamma Ghara está preparando um retiro espiritual nos dias 29 e 30 de agosto, no Antigo Mosteiro de Santa Clara, perto da cidade de Itajubá, com meditação e práticas espirituais com o monge budista Uditha.

Mais informações: (35) 8886-7535 / Facebook: Dhamma Ghara.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br