09:55hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
25/04/2018 11h30

Monumento em comemoração aos 50 anos de São Lourenço está jogado em frente ao prédio do MP

A recolocação do monumento municipal não foi prevista no orçamento e no processo licitatório de construção do prédio do Ministério Público

Por Jorge Marques

Mesmo com o término e inauguração da obra do prédio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em São Lourenço, no dia 2 de março deste ano, o monumento da cidade que ficava no terreno encontra-se jogado e desmontado na frente da sede das promotorias.
Segundo informações do Ministério Público, por telefone, a recolocação do monumento não estava prevista no orçamento e nem na licitação da construção do prédio. Questionada pelo Jornal Correio do Papagaio sobre o prazo para recolocação do monumento e o local onde será reinstalado, a Assessoria de Comunicação do MPMG não respondeu até o fechamento desta edição.
O anuncio do início das obras foi realizado no dia 14 de março de 2015. O empreendimento ainda passaria por licitação e o prazo para término era de 24 meses. A construção foi orçada em R$ 4 milhões.

O Monumento

O monumento foi inaugurado em 1º de abril de 1977, quando o município comemorou 50 anos de emancipação político-administrativa. Cada um dos hexágonos, construído em concreto armado, representa uma década. Em 2007, quando o município completou 80 anos, foram construídos mais três hexágonos ao monumento. Nas duas ocasiões, a obra foi encomendada pela Prefeitura Municipal.
“O monumento, que lembra o mapa do Brasil, foi idealizado pelo artista plástico Ary Fagundes, primo do historiador Sinésio Fagundes”, lembrou Newton Barbosa, engenheiro responsável pelo cálculo do projeto do monumento em 1977.

Doação do terreno

O terreno, localizado em frente ao Fórum Municipal, foi doado pelo município na gestão do então prefeito Natalício Tenório Cavalcanti de Freitas Lima, em 2006, através da Lei Municipal nº 2.789. O MPGM tinha um prazo de 36 meses para o início da obra e 120 meses para a sua conclusão. O não cumprimento dos prazos poderia resultar na reversão da doação do imóvel.
Em 2012, o então prefeito José Sacido Barcia Neto, através da Lei Municipal nº 3.079, prorrogou o prazo do MPMG aumentando o limite para o início da construção para 54 meses e mais 120 meses para a sua conclusão.

                                                              Monumento antes da construção do prédio 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG