Monumento em comemoração aos 50 anos de São Lourenço será recolocado este mês - São Lourenço - Notícias - Jornal Correio do Papagaio
16:04hs
Quarta Feira, 15 de Agosto de 2018
São Lourenço - Notícias
08/05/2018 10h59

Monumento em comemoração aos 50 anos de São Lourenço será recolocado este mês

O custo estimado da obra é de R$ 12 mil e será realizado pela HFIX Construtora LTDA

Por Jorge Marques

Com o início das obras do prédio do Ministério Público Estadual (MPMG), em novembro de 2015, o monumento em comemoração aos 50 anos de São Lourenço que foi retirado da antiga praça e será remontado ainda este mês.

Segundo informações da Superintendência de Comunicação Integrada do MPMG, uma empresa já está contratada para realização do serviço. “Foi contratada uma empresa de São Lourenço, a HFIX Construtora Ltda. O custo estimado é de cerca de R$12 mil”, informou o MPMG.
Quanto ao local de reinstalação do monumento, o MPMG informou que ele continuará no Paço Municipal, onde estão a sede Prefeitura, a Câmara Municipal, o Fórum e o próprio prédio das promotorias.

“Ele será reinstalado no local definido pelo município, que é no canteiro central gramado junto à Alameda Maria da Piedade Bortoni. Será em frente à lateral do fórum e do lago do Parque das Águas de São Lourenço. O local foi definido pelo município, conforme o artigo 5º da Lei Municipal nº 2.789”, informou o MPMG.

Monumento

Inaugurado em 1º de abril de 1977, o monumento foi projetado quando o município comemorou 50 anos de emancipação político-administrativa. O formato lembra o mapa do Brasil e cada um dos hexágonos representa uma década. Quando o município completou 80 anos, foram construídos mais três hexágonos.

A obra foi encomendada pela prefeitura nas duas ocasiões. Na primeira ocasião, foi idealizada pelo artista plástico Ary Fagundes, primo do historiador Sinésio Fagundes.

Doação do terreno

O terreno onde foi construído o prédio das promotorias era uma praça, em frente ao Fórum. A doação foi feita em 2006 pelo então prefeito Natalício Tenório Cavalcanti de Freitas Lima através da Lei Municipal nº 2.789, aprovada pela Câmara Municipal. A lei dava um prazo para o MPMG iniciar a obra em 36 meses e 120 meses para a conclusão. O não cumprimento dos prazos poderia reverter a doação do imóvel.

Em 2012, a Lei Municipal nº 3.079, de autoria do então prefeito José Sacido Barcia Neto, prorrogou e aumentou o prazo do Ministério Público para início das obras em 54 meses e 120 para conclusão.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG