08:48hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
15/10/2021 12h06

Moradores do Lagoa Seca inauguram o ECOPONTO da Coleta Seletiva

Em parceria com a AMA, única Associação de Catadores de São Lourenço-MG

A manhã do dia 11 de setembro amanheceu em comemoração no bairro Lagoa Seca em São Lourenço/MG. Moradores inauguraram o Ecoponto do bairro, para que conseguissem realizar a Coleta Seletiva.

O evento foi marcado pela presença de alguns moradores, pessoas da cidade que defendem o Meio Ambiente e vereadores que apoiam este trabalho. Houve o sorteio de um café da manhã no Sítio Lagoa Seca, distribuição de brinde e ímã com instruções sobre o que separar para a reciclagem. Toda terça feira os catadores da AMA esvaziarão o Ecoponto.

Uma parceria entre moradores e catadores, que se estabeleceu pela consciência dos moradores sobre a importância de separar os recicláveis e assim preservar o meio ambiente. Há anos a Coleta Seletiva em São Lourenço é realizada gratuitamente por um grupo de Catadores que antes atuavam como Coopreci, mas que desde fevereiro de 2021 conseguiram, através de doações, registrar a própria associação, chamada AMA SÃO LOURENÇO/MG – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos do Meio Ambiente de São Lourenço/MG. Hoje são 10 Catadores associados e o objetivo é fazer a associação crescer. Eles já percorriam 8 bairros, incluindo todo o Centro da cidade e agora mais um bairro, o Lagoa Seca.

Infelizmente a Coleta Seletiva acontece sem o apoio do poder público. Os Catadores dependem da população, não apenas separando os recicláveis, mas também através de doações para custear o aluguel do caminhão e o diesel usado. Todo mês alguns moradores e empresários fazem doações e é através desta ajuda que a Coleta Seletiva está sendo mantida na cidade São Lourenço. Caso você morador de São Lourenço, que estiver lendo esta matéria, queira um Ecoponto em seu bairro, para receber o serviço da Coleta Seletiva da AMA, entrem em contato com o gestor dos Catadores Alberto pela Rede Social @AMASaoLourençoMG.

Quem não mora em São Lourenço e gostaria de separar e destinar seu reciclável corretamente de modo a não poluir o meio ambiente, existem algumas soluções. Contate a associação ou cooperativa de catadores da sua cidade e combine com eles. Caso não existam ou eles não possam passar em seu bairro, mesmo que tivesse um Ecoponto instalado, tente então contatar um catador que passe próximo da sua casa ou trabalho e entregue seus recicláveis para eles. Você estará fazendo um excelente trabalho social, pois o catador depende deste material para sobreviver, além de estar contribuindo para a melhoria da qualidade do meio ambiente e da saúde de todos.

A Coleta Seletiva é um serviço fundamental para a saúde pública e toda cidade tem direito a este serviço, conforme estabelece a Lei Federal Nº 12.305 de 2010 denominada Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os benefícios gerados para a cidade são de grande impacto, pois impede que os recicláveis contaminem a natureza, o solo, as águas e os alimentos, visto que hoje estudos mostram que muitos alimentos possuem microplásticos, prejudiciais à saúde. Além disso, evita o entupimento de vias públicas e assim previne alagamentos e enchentes; aumenta a vida útil dos aterros sanitários que deixam de receber estes materiais; e ao enviar corretamente para a reciclagem, permite que a indústria, ao invés de retirar mais matéria prima da natureza, use os recicláveis em sua linha de produção.

Valorize este trabalho realizado pelos Catadores, separe seus recicláveis e não jogue no lixo. Reciclável é resíduo sólido, não é lixo. Este é o resultado gerado pela consciência ambiental.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG