12:09hs
Terça Feira, 12 de Novembro de 2019
São Lourenço - Notícias
16/04/2019 10h50

No dia Mundial do Café, Gomes Supermercados,homenageia a bebida mais popular para o brasileiro

“Do pé à Poesia” foi realizado em São Lourenço, no domingo, em parceria com Unique Cafés e Café Rancho São Gabriel e dos artistas BenDitas Arte e Carlos La Terza

Foto: Divulgação

Evento comemorou o dia do Café e agradou os clientes

No domingo, dia 14 de abril, foi comemorado o dia Mundial do Café, bebida que, depois da água, é a mais consumida no mundo. Estima-se que mais de 2 bilhões de xícaras sejam bebidas por dia.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Na primeira refeição do dia, durante o horário de trabalho ou até com eventos especiais nos fins de semana, o produto faz parte da rotina e da história de milhares de brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), até 2021 o país deve estar no topo dos maiores consumidores de café, posição que já ocupa quando o assunto é produção e exportação. Em 2018, mais de 800 xícaras de café foram consumidas por pessoa no Brasil. Dados ainda apontam que a bebida é consumida por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. O consumo médio anual por pessoa é de seis kg de café cru e 4,8 kg de café torrado e moído.

A crescente do país tem sido acompanhada de perto pelos apreciadores, que têm muito a comemorar. Segundo a Abic, no ano passado o consumo chegou a 21 milhões de sacas, um crescimento de 4,80% se comparado ao ano anterior, de acordo com o novo formato de medição da Associação.

A soma representou aumento de 5% em relação aos doze meses anteriores (novembro de 2016 a outubro de 2017), período no qual foi registrada a produção de 20 milhões de sacas.

E, nesse dia tão especial, principalmente para a região do Sul de Minas, que é uma das principais regiões de produção de café especial, a data não poderia passar em branco.

Para comemorar o Gomes Supermercados, em São Lourenço, criou o evento “Do pé à Poesia”, em parceria com duas das melhores marcas de café da região, Unique Cafés e Café Rancho São Gabriel, e dois artistas da nossa cidade, a BenDitas Arte, com sua forma encantadora de retratar os detalhes em porcelanas, e Carlos La Terza, com sua poesia nos filtros do papel.

Os clientes que passaram pelo Supermercado no domingo tiveram uma experiência completa com a bebida: o grão sendo moído e coado na hora, com todo aquele aroma que invade o ambiente e o coração, que se misturou à leveza transformadora que só a arte pode trazer.

Segundo Fernanda Póvoa, Gerente de Projetos do Gomes Supermercados, o evento veio para reforçar ainda mais a importância do café na nossa região. “Das montanhas do Sul de Minas nascem os cafés mais premiados, mundialmente reconhecidos. E no dia mundial do café o Gomes Supermercados não poderia deixar de trazer essa experiência para nossos consumidores. O objetivo do evento é reforçar a importância do café para nossa economia, e principalmente o reconhecimento para o que é da nossa região. Valorizamos nossos consumidores, e buscamos sempre novas formas de melhorar o dia a dia deles com experiências transformadoras”, ressalta.

Para o poeta Carlos La Terza, que se destaca na confecção de seus livros, reutilizando filtro de café, o evento foi muito gratificante. “Gostei muito de participar da ação e acho muito importante que movimentos como este ocorram na cidade, pois assim as pessoas podem conhecer cada vez mais os trabalhos dos artistas locais e nós também podemos ter essa troca com a população. Agradeço muito pelo convite.”

Carlos La Terza usou seu talento não só para escrever poesias, mas também para desenvolver livros artesanais e sustentáveis. Sempre teve a vontade de confeccionar um livro a mão e começou a buscar as possibilidades. Até que, ao passar um café, percebeu no filtro de papel o material ideal para expor sua arte.

Para escrever a poesia no filtro, Carlos usa uma máquina de datilografia e desenvolveu uma tinta artesanal, a base de café, para desenhar no livro.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG