22:50hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
08/10/2015 10h22

Novas diretrizes para a segurança pública na cidade de São Lourenço

“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos” Art. 144 da Constituição Federal.

O comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Oterson Luis Nocelli, integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço (ACE) reuniram-se no início da tarde, 30/09, para traçar estratégias de segurança na área comercial que concentra grande circulação de recursos financeiros da cidade.

Para o TC Oterson, a estratégia do comando é aumentar a ostensividade no centro onde estão situados bancos, lotéricas, lojas, local de maior fluxo de pessoas. Durante a reunião, ainda ouviu dos diretores boas sugestões e experiências de outros municípios que obtiveram êxito.

Em entrevista, TC Oterson, que está à frente do 57º BPM desde março, contou que os desafios enfrentados são relacionados aos recursos logísticos e humanos. “Nem sempre os recursos que temos são os que necessitaríamos para fazer um policiamento mais efetivo que atenda os anseios da comunidade”, ressaltou. Perguntado sobre a análise da segurança pública no município, ele respondeu: “Hoje em São Lourenço não temos grandes problemas. Na verdade, a região é muito tranquila nos termos de criminalidade se for comparada com outras regiões, até mesmo do estado de Minas Gerais. Os problemas que temos são de sensação de segurança, furtos e número reduzido de roubos”.

Algumas estratégias serão adotas brevemente em São Lourenço: a setorização da cidade, cada setor terá um policial com o encargo de fazer reuniões comunitárias objetivando conhecer as aspirações dos moradores; e para atender os bairros, será disponibilizada a Base Comunitária móvel que ficará parada em local determinado com dois policiais militares atendendo a comunidade e, simultaneamente, duas motos patrulhando nas proximidades que a Base estiver estacionada.

O propósito é abranger toda a cidade com essa modalidade de policiamento, aumentar a confiança das pessoas no trabalho da polícia militar, diminuir a criminalidade, aumentar a sensação de segurança e obter informações. “A partir do momento que estivermos mais próximo da comunidade, alimentado de informações, poderemos adotar estratégias mais eficientes para o policiamento”, frisou TC Oterson.

O comandante pretende ainda dar continuidade aos projetos comunitários já existentes como:

- o Proerd que é cuidar para que as crianças evitem influências negativas em questões afetas às drogas e a violência, promovendo os fatores de proteção e suas habilidades de resistência;

- o projeto Fênix onde se trabalha a cidadania, a orientação dos jovens, envolvimento da família, melhorando a segurança pública;

- revitalizar e fortalecer os projetos Redes de Comércio e de Vizinhos Protegidos. Ambos têm como premissa a conscientização e solidariedade entre vizinhos. Através de medidas de proteção, os próprios vizinhos se ajudam mutuamente coibindo a ação dos cidadãos infratores.

A mensagem do TC Oterson é de otimismo, sabendo que São Lourenço está em um patamar muito bom em termos de segurança pública. Pede a participação mais ativa dos citadinos e salienta que as portas dos quartéis, das companhias e dos pelotões estão sempre abertas para a comunidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG