03:36hs
Terça Feira, 10 de Dezembro de 2019
São Lourenço - Notícias
19/02/2019 08h25

ONG Arara encerra suas atividades em São Lourenço

ONG atuou durante oito anos em prol do meio ambiente da cidade e região

Por Mariana Menezes

A ONG Arara, que atua há oito anos em São Lourenço, com diversos trabalhos em prol do meio ambiente, além de fomentar a educação ambiental junto à sociedade,terá suas atividades encerradas ainda neste mês.

A decisão foi comunicada pelo presidente da ONG, Robert Oliveira, que contou as dificuldades encontradas para manter os trabalhos da Organização, sem apoio de nenhum outro órgão municipal, estadual ou federal. “Hoje decidi pela extinção, por que é um ato de bravura saber o momento certo de parar, é sinal de sabedoria. Estamos fortes, fortalecidos, com um imenso aprendizado na vida, e saber que fomos capazes de manter sem nenhum tipo de ajuda, uma instituição funcionando, eu mesmo bato palmas. O Brasil ainda não aprendeu a dar valor aos bons projetos, o Brasil ainda não sabe ter responsabilidade com o Meio Ambiente. O Brasil ainda é um país que corta os sonhos das pessoas”, ressalta Robert.

Infelizmente é uma perda imensa para São Lourenço e para o meio ambiente.

Centenas de árvores foram plantadas ao longo dos oito anos de atividades

A ONG nasceu em 2011 com um sonho de criar uma Organização que fosse sempre pautada pela honestidade, clareza, transparência e que pudesse contribuir para o meio ambiente e sua preservação.

Durante os oitos anos da ONG Arara muitas árvores foram plantadas, foram quase 15 mil mudas doadas, mais de 100 mil sementes distribuídas, foram muitas palestras dadas, muitos livros distribuídos e muita educação ambiental transmitida.

A ONG chegou a fazer parte de Conselhos de Unidades de Conservação, participando de debates em Oficinas e ações para melhor gestão das ações socioambientais. Fez parte do grupo técnico editorial do Ibama, contribuindo com conhecimento em publicações.

Outra atividade realizada pela ONG ao longo dos anos foi a Blitz Ecológica, onde era levado para as pessoas a importância de cuidar do meio ambiente e distribuídos pela cidade mudas, sementes, adesivos e pulseiras.

“Na nossa missão de educar, foram escolas, empresas, multinacionais, grupos técnicos, faculdades, crianças, jovens e adultos. Foram também muitos animais ajudados, tucanos, aves em geral, maritacas. Tivemos também os peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. Tivemos nossos dias de glórias e também muitos dias difíceis, e conseguimos como mérito a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço graças ao nosso honrado amigo Jodil Duarte”, conta o presidente.

Hoje São Lourenço tem uma Unidade de Conservação, que fica na Fazenda Sharp, no bairro São Lourenço Velho, são 420 mil metros quadrados, protegidos. A ONG Arara atuou e muito também nesse espaço, promovendo diversas atividades para revitalização e conservação do ambiente.

Blitzs Ecológica foram realizadas para alertar sobre os cuidados com o meio ambiente

Robert também é responsável pela gestão da Fazenda e continuará apenas com essa atividade. Hoje a fazenda é o mais valioso Patrimônio Histórico de São Lourenço. Foi uma das primeiras residências construídas na cidade, abrigando espécies de árvores nativas e várias espécies da fauna. Possui uma área de mais de 25 mil m² de mata atlântica, sendo a maior área verde do município, além de ter mais de 13 mil m² de área de várzea, que serve como recarga para as águas minerais.

“Agradeço a cada um de vocês que somaram, seja da Policia Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, IEF, Grupo de Escoteiros de São Lourenço - GESFA, Tiro de Guerra - São Lourenço, Departamento de Trânsito, sem esquecer do Dr. Bergson Cardoso e também do Dr. Leandro Pannain. Cada pessoa que doou seu tempo, deu sua contribuição e ajudou o Meio Ambiente”, agradece Robert.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG