08:28hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
08/08/2011 16h22

Opinião Irineu Luiz Pereira

O adeus ao poeta são-lourenciano

Na data de 20 de julho de 2011, dia em que se comemora o Dia do Amigo, partiu para a eternidade o amigo da poesia... O amigo de São Lourenço... O poeta Irineu Luiz Pereira. É assim, a história dos homens é escrita a cada dia, passo a passo, rumo à plenitude, de onde viemos e para onde retornaremos.
Irineu nasceu em 15 de março de 1943 em São Lourenço. Nesta cidade, constituiu sua família, onde foi companheiro dedicado e afetuoso.
Sempre exerceu com esmero sua profissão de barbeiro, tratando seus clientes e amigos com atenção e cordialidade.


Tinha um amor especial por sua terra natal, oferecendo a ela inúmeras poesias. A poesia é uma das maneiras mais belas de comunicação humana, a manifestação da beleza quando a inspiração poética provém de coração repleto de amor. Foi através da poesia que Irineu transmitia seu amor à vida, a São Lourenço e às pessoas.


O poeta Irineu participou do Concurso Internacional de Poesias, onde foram inscritas mais de 50.000 poesias e foram selecionadas apenas 139 para editar o livro “Valores Literários do Brasil”, em 1986, onde consta, na página 45, a poesia de sua autoria “Nova República”. Ainda participou dos livros: “Poemas Brasileiros de Hoje e Literatura Brasileira”. Representou São Lourenço em vários concursos de poesias, trazendo diversas medalhas e uma coleção de diplomas. Em 31 de abril de 2011, participou da exposição “Heróis da Literatura”, organizada pela Fundação Municipal de Cultura.  Por ocasião de seu falecimento, Maria Bernadete Guimarães (Diretora da FUMDEC) disse: “A pureza de alma com que Irineu recitava suas poesias me encantou num longínquo 1º de abril, quando falava de São Lourenço”.

 

A historiadora Teresinha Maria Silveira Villela assim se manifestou: “Irineu partiu esta noite... Levou consigo o orvalho que caía, e a manhã trouxe-lhe o sol que andava meio frio. Não mais aos amigos brindará com seus versos às vezes engraçados, mas com a profundidade do seu modo de ser. Não disse adeus! Não houve tempo...

Depois das nuvens, a porta da eternidade se abriu e ele foi depressa, bem depressa, para outra dimensão, cantar e declamar versos e versos.
Os poetas não morrem... Eles se vão e nós, outros poetas, ficaremos na saudade e órfãos das rimas”.

 

Homenagem dos familiares

 

“Amor de nossas vidas: o poeta Irineu Luiz Pereira descansou na luz do Senhor.
Um ser humano grandioso, possuidor de um coração bom e simples.  Contudo, Deus, suplico que envie teus elevados benfeitores para dar um término à nossa grande dor. Lembra-nos Senhor, que devemos suportar as atribulações da vida com paciência, compreensão e resignação.
Deus Pai, todo Poderoso! Foi uma dádiva ter um pai, avô, esposo, irmão, tio e amigo como ele. Estará sempre em nossos corações, o nosso amado, guerreiro e humilde Irineu.


Que este espírito, que tanto amávamos, seja recebido pelos anjos do Senhor. Nós, sua filha Angélica, seu neto Jordan, sua esposa Mariza e demais familiares, rogamos que a paz de Deus esteja eternamente contigo”


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG