05:12hs
Sábado, 20 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
09/06/2010 09h31

Passa Vinte vacina rebanho contra aftosa

Passa Vinte vacina rebanho contra aftosa

Numa ação com o apoio da Prefeitura municipal e da Aprovinte (Associação de Produtores Rurais de Passa Vinte), o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) de Passa Vinte está mobilizando todos os produtores rurais para a vacinação do gado contra a febre aftosa. Este ano, o município conta com aproximadamente 11 mil doses da vacina, aplicada no rebanho gratuitamente por um veterinário. A campanha também inclui a vacinação contra a brucelose.

Uma ameaça que precisa ser erradicada

Do latim Aphtae epizooticae, a febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, além de búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. O contágio também pode ocorrer em elefantes, camelos, lhamas, ratos e capivaras. Excluem-se desta lista os eqüídeos (cavalos, asnos, mulas e bardotos) e os seres humanos, que raramente são infectados.
Segunda dados da revista científica eletrônica de Medicina Veterinária (nº 13, julho de 2009) os primeiros relatos da aftosa começaram entre os anos 50 e 60, época em que começaram a ser produzidas e usadas as primeiras vacinas, a partir de diagnósticos precisos.
A febre aftosa é uma das zoonoses de maior importância econômica no Brasil, uma vez que compromete as exportações e o comércio interno de carne vermelha.
A doença é influenciada, principalmente, pelo transito de animais e por determinadas características regionais. O maior foco da doença no país foi registrado em 1999, no Mato Grosso do Sul, e atingiu bovinos, suínos e ovinos.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br