10:39hs
Terça Feira, 28 de Janeiro de 2020
São Lourenço - Notícias
17/12/2019 09h44

Poder judiciário homenageia Ten. Cel. Paulo Márcio com a “Medalha Desembargador Hélio Costa”

Personalidades merecedoras de especial distinção são honradas por cooperação e parceria com o judiciário local

                                                                                                                                                                                                          Fotos: Gislene Vilela

Juiz diretor do Foro, Dr. Fernando Antônio Junqueira entrega "Medalha Desembargador Hélio Costa" ao Ten. Cel. Paulo Márcio de Assis Jacinto

Por : Gislene Vilela

No mês de dezembro todas as comarcas do Estado realizam a solenidade de condecoração da Medalha Desembargador Hélio Costa. Na Comarca de São Lourenço, composta por quatro municípios, a cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (12), na Câmara Municipal, em razão das obras que estão sendo realizadas no Fórum.

Ten. Cel. Paulo Márcio de Assis Jacinto, do quadro da reserva de Polícia Militar de Minas Gerais - homenageado com a mais alta honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): a Medalha Desembargador Hélio Costa.

 O patrono da medalha foi presidente do TJMG (1980/1981) e corregedor-geral de justiça (1976/1977), entre outros cargos de destaque. Sua trajetória no judiciário ficou marcada pela capacidade de empreender, enxergar possibilidades e pela eficácia no cumprimento de seus planos.

Em conformidade com o que estabelece a Resolução nº 411/2003 do TJMG a escolha foi feita por uma Comissão presidida pelo juiz diretor do Foro da Comarca, Dr. Fernando Antônio Junqueira; representante do Ministério Público; promotor de justiça Dr. Pedro Paulo Barreiros Aina; presidente da OAB/MG subseção São Lourenço, Dra. Cláudia Maria Baracat Franqueira; prefeita   do município-sede da Comarca, Célia Shiguematsu Cavalcanti Freitas Lima; presidente da Casa Legislativa, vereador Waldinei Alves Ferreira.

O homenageado ao lado da Comissão  designada pela indicação do nome e os comendadores João Gorgulho e Gilson Belém

A aprovação do nome do apontado foi unânime. A medalha e um diploma são entregues bienalmente em todas as comarcas do Estado, sempre nos anos ímpares, desde 1996. De acordo com TJMG o agraciado deve ter conduta ilibada e precisa ter se destacado na contribuição para a realização da Justiça no âmbito do primeiro grau. Vale salientar que em cada Comarca é indicado apenas um agraciado.

O Juiz de Direito e Diretor do Foro discorreu sobre a trajetória de um dos mais cultos juízes da magistratura mineira e patrono da medalha, o Desembargador Hélio Costa.  “...Esse homem devotou sua vida à causa da Justiça, pois se aposentou somente em 1984, aos 70 anos, após exercer 44 anos de magistratura...”. Fez um paralelo do patrono com o homenageado: “O agraciado de hoje, Ten. Cel. Paulo Márcio, também devotou muitos anos de sua vida ao serviço público, como integrante da gloriosa Polícia Militar de Minas gerais” e ainda salientou: “É pessoa amiga, companheira, correta, respeitosa e trabalhadora, conforme me confidenciaram aqueles que testemunharam sua passagem como policial militar nesta Comarca”.

 A prefeita Célia Cavalcanti parabenizou o homenageado em nome de todos os munícipes e frisou que o Ten. Cel. Paulo Márcio é um cidadão sãolourençiano que merece a homenagem por todo seu trabalho e dedicação. Elencou vários trabalhos desenvolvidos na cidade pelo agraciado e enfatizou: “Todo seu trabalho e dedicação apenas se afirmam o exemplo de profissional e guerreiro, sempre em busca do melhor para todos ao seu redor”.

O agraciado recordou vários momentos ocorridos desde sua indicação, sua carreira profissional e também das personalidades que já receberam essa homenagem por tão profícuo trabalho em prol da sociedade local resultando no apoio à boa prestação jurisdicional. Agradeceu a todos pela parceria e disposição em acreditar nas propostas que foram feitas. “Essa homenagem muito me anima e confirma minha determinação em prestar o melhor serviço onde quer que eu esteja, sempre buscando a parceria e realizando com todo amor, correção, senso de justiça e contando sempre com a graça de Deus para que me oriente a caminhar na justiça. Nesses tempos em que tanto se necessita de esperança e fé, de um trabalho honesto, sinto-me mais encorajado a seguir nessa trilha tentando retribuir todos os ensinamentos e gestos de confiança prestados nesta data. Deus nos ilumine e retribua na mesma amplitude todos aqueles que contribuíram para que este momento pudesse ocorrer”.Um coquetel foi oferecido pelo Ten. Cel. Paulo Márcio, após o término da solenidade, para confraternização dos convidados.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG