19:40hs
Domigo, 09 de Dezembro de 2018
São Lourenço - Notícias
11/10/2018 11h52

Poeta de São Lourenço reutiliza filtro de café para expor sua arte

Carlos La Terza faz os livros usando máquina de escrever e tinta especial de café

Um poeta de São Lourenço usou seu talento não só para escrever poesias, mas também para desenvolver livros artesanais e sustentáveis.

Carlos La Terza sempre teve a vontade de confeccionar um livro a mão e começou a buscar as possibilidades. Até que, ao passar um café, percebeu no filtro de papel o material ideal para expor sua arte. “A ideia de começar a escrever no filtro do café foi justamente pelo formato dele. Quando você abre ele vira quatro páginas.

Para confeccionar os livros eu recebo várias doações de filtros. Às vezes as pessoas já me enviam lavado, ou eu mesmo lavo e prenso e está pronto para ser uma página”, ressalta o poeta.

A ideia do projeto surgiu no final de 2013, mas o primeiro livro ficou pronto entre 2014 e 2015. O primeiro livro de poesias lançado foi intitulado de “Leite de Pedra”, depois veio o segundo “Gaiola Viola” e em breve será lançado o “Ar.tesão”. “Não sei ao certo quantos livros já produzi. Acredito que o primeiro livro tenha produzido uns 500. O segundo uns 300 e agora o terceiro livro tenho esperança que, da mesma forma dos outros, também tenha uma boa vendagem e divulgação”, conta Carlos.

Para escrever a poesia no filtro, Carlos usa uma máquina de datilografia e desenvolveu uma tinta artesanal, a base de café, para desenhar no livro. “Aos poucos fui testando até achar a forma ideal para chegar ao ponto que eu pudesse usar facilmente a tinta para os desenhos. As capas são pintadas com essa tinta. No próximo livro eu usarei um carimbo. Decidi que cada livro usarei uma forma diferente de fazer a capa. Minha ideia é continuar lançando todos os meus livros dessa forma sustentável.”

Carlos explica que o projeto é um trabalho artesanal, com uma divulgação bem simples, não tendo ainda nenhum investimento, nem uma empresa apoiando. “Meu trabalho é 100% independente. Fico feliz pela divulgação, porque pouco a pouco as pessoas vão me conhecendo e conhecendo o projeto, vai abrindo portas e parcerias. E assim vai”, comenta o autor.

Quem quiser saber mais sobre os trabalhos do poeta e adquirir os livros segue contato: Instagram: @ocarloslaterza ou pelo telefone (35) 99721-8277.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG