17:21hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
09/04/2019 09h28

Política é tema de oficina do Parlamento Jovem

Jovens estão se reunindo para propor mudanças para a sociedade

Foto: CMSL

Encontros estão preparando os jovens para que possam escrever propostas para mudanças na sociedade

Os integrantes do Parlamento Jovem de São Lourenço participaram de uma oficina diferente na tarde desta quarta-feira (03.04). Divididos em cinco equipes, eles tiveram que responder a um quiz sobre política. As perguntas eram variadas e abordaram o surgimento da democracia, o pagamento de impostose o exercício da cidadania, entre outros pontos.

A atividade foi conduzida pelo mestre e sociólogo André Viana, que trabalha no IFSULDEMINAS, em Carmo de Minas. No ano passado, ele também contribuiu com o Parlamento Jovem como palestrante.

Como funciona
Ao longo do ano, os estudantes irão elaborar propostas de mudança para a sociedade à luz do tema “Discriminação Étnico-Racial”. No final das atividades, as ideias serão votadas entre eles, em três grandes plenárias, nos moldes de uma sessão legislativa, e entregues aos deputados estaduais, os quais poderão transformá-las em leis de verdade, como já aconteceu em edições anteriores.

Antes de estudarem a temática do ano, os jovens passam por uma formação política. O objetivo é que eles adquiram maior conhecimento sobre o Poder Legislativo para que possam escrever as propostas. Todas as oficinas acontecem às quartas-feiras, a partir das 16H.
Os jovens já participaram também, no último dia 27, de uma oficina com Tiago Bazoli, professor de Liderança e Oratória e diretor da Escola do Legislativo de Ouro Fino. Essa foi a segunda atividade realizada durante o projeto.

“Acredito que a oratória nas oficinas do Parlamento Jovem é fundamental para o desenvolvimento dos alunos no projeto, pois quebra as barreiras da timidez e os prepara para uma melhor participação nos debates e na apresentação das propostas”, afirmou Tiago.
Além de explicar várias técnicas de discurso, como a importância de se “quebrar o gelo” e cativar o ouvinte, o palestrante deu dicas de argumentação na emissão da mensagem desejada. Ele ainda falou sobre a importância de se saber improvisar diante de uma situação inesperada.

Fonte: CMSL

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG