04:10hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
22/06/2017 10h25

População idosa é incentivada a praticar atividades físicas

Caminhada Interativa já acontece, mas ainda não tem adesão desse público

A Ilha Antônio Dutra é conhecida por ser palco de grandes eventos em São Lourenço. A partir de agora, porém, o espaço vai sediar também a Caminhada Interativa. O projeto, que já está sendo executado, é voltado a população idosa e acontece  de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30.  

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a terceira idade terá a oportunidade de fazer caminhada orientada com uma professora de educação física. Após a primeira atividade, os idosos são convidados a participar de outros exercícios, como alongamento, ginástica laboral e circuito.

Todas as atividades são monitoradas e acompanhadas por profissionais da Secretaria de Esportes e, de acordo com Henrique Fortunato Silva, assessor de esportes, este projeto atende a uma demanda do município. “Já estávamos percebendo que a terceira idade precisava de opções esportivas na cidade. Os próprios idosos nos procuravam para saber quais programas oferecíamos. A iniciativa é um ganho muito importante”, ressalta.

Os participantes poderão contar ainda com aferição de pressão, teste glicêmico e orientações de alimentação saudável com nutricionistas. Essas ações são de responsabilidade da Secretaria de Saúde. É importante ressaltar que os profissionais da pasta vão oferecer os serviços de forma eventual.

Segundo Henrique Fortunato, as atividades físicas são de extrema importância para a saúde dos idosos em questão. “A caminhada e os outros exercícios que oferecemos são importantes, pois a atividade física, de uma forma geral, age como promoção a saúde. As práticas controlam o colesterol mantêm o controle glicêmico também”, reforça.

Por enquanto apenas uma pessoa participa do programa. A expectativa da Secretaria de Esportes é abranger o projeto a todos os idosos e também aos munícipes que sentirem interesse em participar.

Além incentivar para a prática de esportes, a Caminhada Interatividade é uma ferramenta que proporciona aos idosos a socialização. “É importante destacar que os idosos têm uma tendência maior ao sedentarismo. Trazê-los para a Ilha, para fora de suas casas, e proporcionar o convívio social é um ótimo estímulo à vida”, ressalta o assessor de esportes, Henrique Fortunato.

Atualmente, a Secretaria de Esportes oferece poucos projetos de incentivo ao esporte. De acordo com a pasta, a população tem duas opções, sendo elas, a caminhada orientada no Parque das Águas e atividades orientadas e promoção à saúde para terceira idade.

Na intenção de chamar a atenção desse público, a secretaria destaca ainda que no próximo dia 14 de julho acontecerá o chamado “Dia D”. Na ocasião, será promovida uma manhã com atividades físicas, entre alongamento, ginástica e dança. Além disso, profissionais da saúde estarão presentes oferecendo o aferimento de pressão e teste glicêmico. O momento será finalizado com um café da manhã, que deverá ser promovido pelos próprios participantes.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG