05:52hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
13/04/2017 09h36

Posto de Coleta de Leite Humano começa a funcionar no Hospital de São Lourenço

O serviço é novo mecanismo de coleta e distribuição do leite materno na unidade

Posto de coleta de leite humano no Hospital São Lourenço

O Hospital de São Lourenço inaugurou nesta quarta-feira (12) o Posto de Coleta de Leite Humano. O espaço servirá para captar e armazenar o leite materno, que será utilizado na amamentação de bebês recém-nascido internados na unidade hospitalar.

Atualmente, o hospital carece de um banco de leite materno. A Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Neonatal tem 15 bebês prematuros internados. Do total, 13 crianças recém-nascidas necessitam de leite humano.

Para alimentar esses nenéns, o hospital utiliza o que chamam de fórmula –produto artificial feito do derivado de leite de vaca–. O Posto de Coleta de Leite Humano, ao lado da ala de oncologia, serve como novo mecanismo de captação e distribuição do leite materno destinado, unicamente, aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal.

A enfermeira e coordenadora do Posto de Coleta, Flávia Fonseca Pereira Ribeiro, destaca a importância de substituir a fórmula pelo leite materno. “A fórmula não é o ideal para o recém-nascido. O leite materno é essencial para a criança porque, entre outros fatores, preveni infecções, ajuda no crescimento e desenvolvimento e passa proteína e anticorpos para as crianças”.

Na prática, as mães que amamentam seus filhos poderão fazer doação diretamente no Posto de Coleta de Leite Humano. O leite ficará armazenado e utilizado conforme a necessidade do hospital. Outra opção para as mamães é fazer a coleta do leite direto de suas residências. Para isso, a unidade hospitalar fornecerá material necessário para essas mães e, depois, vai recolher o leite duas vezes na semana.

“No Posto de Coleta, as mães poderão extrair o leite de forma manual ou mecânica. Elas receberão todas as informações e orientações necessárias. Além disso, a mãe que tiver alguma dúvida em relação à amamentação de seu filho poderá nos procurar para tirar dúvidas”, explica a enfermeira Flávia Fonseca.

O leite coletado será enviado para Varginha-MG, onde será feita a pasteurização do mesmo e depois que retornar será armazenado no banco de leite do Hospital de São Lourenço. É importante ressaltar que o alimento será destinado apenas aos bebês que estão internados na UTI Neonatal.

Podem fazer a doação de leite, as mães cujo bebê esteja ganhando entre 20 e 30 gramas por dia. Antes de concretizar o ato, entretanto, a criança e sua mãe passarão por uma triagem no Posto de Coleta de Leite Humano.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br