11:58hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
23/09/2015 08h53

Primavera Cultural planta semente de arte e cultura na cidade de São Lourenço

A primeira edição do Festival envolveu artistas, oficineiros, músicos e palestrantes locais e regionais com o objetivo de fomentar a cultura e integração social e cultural


Show de Ojan com a Royal Reggae Band

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Festival Primavera Cultural promoveu diversas atividades gratuitas no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, em São Lourenço.

O evento teve como objetivo valorizar as expressões culturais brasileiras de modo a promover o intercâmbio entre artistas, fomentar a interiorização e democratização do acesso a cultura e contribuir para a promoção do desenvolvimento sociocultural turístico e econômico da região, a primeira edição do Festival foi um sucesso e pretende entrar para o calendário anual da cidade.

No sábado, foram realizadas atividades infantis, com pintura de rosto, espaço das crianças, oficina de circo e teatro, trazendo as cores da primavera para a Ilha Antônio Dutra. A Gerência do Meio Ambiente participou com a doação de 20 mudas de árvores frutíferas, plantadas pelas crianças e participantes do evento na área de Preservação Ambiental.

A Polícia Ambiental também esteve presente  com estande de materiais de caça apreendidos e a exposição de uma cascavel. Ainda no contexto ambiental, Robert de Oliveira, gestor ambiental e presidente da Ong Arara, parceira do Primavera Cultural, apresentou uma palestra sobre o “Meio-ambiente e Seus Desafios”, seguida de distribuição de sementes.

Oficinas de música, contação de história, aulão e roda de Abadá capoeira, apresentação cultural de Coral e Seresta e Street Dance fizeram o primeiro dia de festival uma grande festa.

“O evento foi ótimo. Fui com as minhas duas filhas e elas amaram, participaram de diversas atividades”, conta Dunia Catapano, professora da Escola Estadual Antônio Magalhães Alves. “A inserção de novos elementos culturais é muito importante e São Lourenço necessita de mais iniciativas como esta”, ressalta.


Atividades infantis

Coral do Grupo Viver

Oficina de Yoga, com Caroline Pontes

Aulão e Roda de Abadá Capoeira, com Jibóia Mineiro

Na noite de sábado, o festival teve aproximadamente 3 mil pessoas no evento, escutando diferentes estilos musicais, se inspirando com a cultura e com a diversidade cultural presente na cidade. O Festival cedeu espaço para artistas locais e regionais apresentarem os seus trabalhos: de São Lourenço, Mc Dimenor, Mc Lukinha, Prince; de Aiuruoca, o artista Drimpê; de Passa Quatro, Qcai e Bong e de Itamonte, Reet Kush.

Diretamente do Rio de Janeiro, o evento teve ainda apresentações de TheBosh55 e de Igor Bidi. Finalizando a noite com o sãolourenciano Ojan, acompanhado da renomada backing band Royal Reggae Band, recém chegada de turnê europeia, onde se apresentou nos maiores festivais de reggae da Europa.

A Ilha estava repleta de jovens, de diferentes meios culturais que celebraram em harmonia a entrada da primavera.

“O nosso objetivo principal foi concretizado: mostrar para os jovens da cidade que temos um espaço e que a cultura pode ser promovida com qualidade para todos”, explica Michelle Elise, assistente social, uma das realizadoras do evento. “Quando se quer, se faz, mesmo com poucos recursos, tanto financeiro quanto de orgãos competentes”, ressalta.


Ojan e Royal Reggae Band

Banda de SP recém chegada da Europa

Igor Bidi, artista do Rio de Janeiro

Jovens prestigiaram o evento com muita animação

Rappers da região mandaram a conta

União entre artistas da região fortaleceu o evento

MC Dimenor, MC Lukinha e Prynce representaram o funk

Pryncetes arrasaram no palco

No domingo, o evento teve mais atividades para as crianças, com pintura de rosto, livros e jogos teatrais. Durante o dia foram realizadas mais palestras, com Patrícia Rodrigues e Thiagy Das, sobre Economia Co-criativa e com Oberom, com a palestra “Libertando-se da Zona de Conforto”. No final da tarde, o público assistiu às apresentações de teatro da Cia Flor da Mantiqueira e do Grupo Viver, com a Dança Cigana.

Durante a noite, mais uma vez a valorização dos artistas locais, com apresentações de Cacá Mariano, Tukriyatu, Skull Face e Função Nativa. Para finalizar em grande estilo, o Festival convidou Dada Yute, o jovem vocalista internacionalmente reconhecido, também recém-chegado da Europa, onde realizou a turnê com a Royal Reggae Band. São Lourenço foi a primeira cidade brasileira em que se apresentaram após a turnê e o público vibrou ao som do profissionalismo e qualidade dos artistas de São Paulo.

“Apesar da importância do evento, a nível social, cultural e turístico, sentimos um grande descaso da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura que, entre outras coisas, esqueceu de notificar os feirantes da realização do festival, o que gerou transtorno para eles e para nós”, explica a assistente social.

A feira é realizada todos os domingos no local, porém quando é realizado um evento que pode atrapalhar o funcionamento da feira, ela é transferida para o bairro da Federal. No entanto, tal não aconteceu, o que deixou os feirantes insatisfeitos. O jornal Correio do Papagaio procurou a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, mas até o fecho da edição não recebeu resposta. “Ainda assim, e apesar dos percalços, o evento foi marcado por sentimentos de emoção, alegria e muita cultura”, conclui Michelle Elise.

A primeira edição do Festival Primavera Cultural foi realizada pelo Movimento Independente Resistência e Arte (MIRA), com o apoio imprescindível de voluntários, jovens e adolescentes que acreditam na arte e na cultura como forma de mudança social.

O evento teve o patrocínio do Carrossel Supermercados, a empresa Mury Contabilidade e o Hotel Guanabara e contou com apoio local: Estúdio Ponta de Flecha, William Eventos, Alquimia Divina, BigStar Motos, Conecta, Açougue Brasília, Gráfica Novo Mundo, Inove, Emporium Vida.

Os organizadores ressaltaram o importante suporte oferecido pelo prefeito municipal, José Sacido Barcia Neto e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em especial  Ralph Eboli Lage e o Projeto Crer-Ser.


Dança Cigana do Grupo Viver

Street Dance do Projeto Crer-Ser

Robert Oliveira ofereceu Palestra Ambiental

Crianças e participantes plantaram árvores

Oficina de Bio-música, com Lourenço Elder (BH)

Demonstração de Jiu-Jitsu na quadra

Oficinas de Maracas, com Hermano Patrick

Palestra com Oberom

Show de Cacá Mariano

Show de Skull Face

Grande apresentação de Dada Yute e Royal Reggae Band, 
a mais esperada do Festival. 

Recém chegados da turnê européia, São Lourenço foi a 
primeira cidade onde o grupo paulista se apresentou. 

 

I Slack Mantiqueira Line

Em simultâneo ao Festival Primavera Cultural, foi realizado o I Slack Mantiqueira Line, o primeiro campeonato da modalidade em São Lourenço. O evento teve participantes de diversas cidades, entre elas, São Lourenço, Itajubá, Varginha, Paraisópolis e São Paulo.

“O campeonato proporcionou a integração e o fortalecimento de laços entre atletas, troca de experiências e superação de limites”, explica Daniel Tavares da Rumos Trekking, organizador do Campeonato.

O I Slack Mantiqueira Line teve como objetivo proporcionar um ambiente agradável e descontraído, visando o bem-estar físico e mental de todos os participantes, que puderam testar suas aptidões e experimentar a prática desse esporte.

Durante o evento foi sorteado um kit trazido por Zion Oliveira, atleta de São Paulo, com o objetivo de ajudar ainda mais na divulgação do esporte na região. O kit contou com super prêmios: kit Slack Line 10m + Camiseta + Adesivo + Chaveiro + Caneta.

Os vencedores da competição:

Feminino:

1º: Jessica Dominghetti  (Varginha/MG)

2º: Thamires Mello (Itanhandu/MG)

3º: Helena Livotto (São Lourenço/MG)

Iniciante:

1º: Gustavo Costa (Paraisópolis/MG)

2º: Caue Barros (Paraisópolis/MG)

Categoria Amador:

1º: Christian Roque (Varginha/MG)

2º: Jefferson Faria (Varginha/MG)

3º: Eduardo Moraiis (Itajubá/MG)

Profissional:

1º: Allan NL (Paraisópolis/MG)

2º: Matheus Barbosa (Paraisópolis/MG)

3º: Alan Carvalho Milad (Pindamonhangaba/SP)


Participantes e organizadores do campeonato de Slack

Esporte promove bem-estar físico e mental
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG