09:46hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
17/03/2016 10h47

Projeto Crer-Ser celebra 12 anos de muita arte, cultura e socialização, em São Lourenço

O Projeto teve uma semana agitada, repleta de comemorações, com cultura, alegria e arte, celebrando 12 anos de muito sucesso.

Fundado em 2004, o Projeto Crer-Ser abre as portas para as crianças e adolescentes de todas as classes sociais para a arte e a cultura. Promove oficinas culturais que despertam o olhar criativo do jovem para dentro de si mesmo, expandido todas as suas possibilidades e promovendo a autoestima.

“O Projeto Crer-Ser é um local de interação social e cultural, onde todos nós temos prazer em vir, pois o ambiente é lúdico e dinâmico”, conta Michelle Elise, coordenadora do Projeto. “É um lugar onde as crianças e jovens recebem, além da aula especifica do que mais lhe agradam, o carinho, a atenção e a amizade de seus instrutores. Tanto que os alunos fazem do Projeto uma extensão da própria casa”, explica.

Ralph Eboli Lage, secretário municipal de Desenvolvimento Social, reafirma a importância do Projeto Crer-Ser, ressaltando que é uma fonte de inspiração e renovação, sendo motivo de orgulho para a cidade de São Lourenço. “Sete anos na Secretaria de Desenvolvimento Social acompanhando o trabalho do Crer-Ser, mais que colaborar com a coordenação, foi importante o ensinamento que obtive de amizade e respeito dos instrutores e funcionários para com as crianças e adolescentes e destes jovens e suas famílias para com a equipe do Crer-Ser”, conclui Ralph.

As ferramentas oferecidas e ensinadas permitem ao jovem desenvolver suas capacidades mais intrínsecas, aflorando os sentidos, estimulando a disciplina e possibilitando novos voos a partir daí.

“Eu era tímida, quieta, não falava com ninguém e, depois que minha mãe me colocou no Projeto, a minha vida mudou. Fiz novas amizades e me sinto muito bem aqui, melhor do que ficar na rua. Aqui eu aprendo e é minha segunda casa”, disse Mariana Faustino, 12 anos, aluna de capoeira, participa há 4 anos no Projeto.

Além de ensinar arte, o Projeto acrescenta na vida do jovem e adolescente conceitos de disciplina e respeito. Para Rafaely Dantas, de 13 anos, o Projeto mudou a sua vida, ensinou-a a decidir melhor e sobretudo a ter compromisso. Ela está no Projeto há 3 anos e participa da oficina de Ballet.

Para todos os envolvidos na história e no trabalho do Projeto Crer-Ser, há um orgulho de fazer parte de tudo isto, pois têm a consciência que estão, de alguma forma, contribuindo para um futuro melhor das crianças e dos adolescentes que por ali passam.

“Nesses 12 anos, todos nós ficamos satisfeitos em saber que o Projeto fez e faz diferença na vida desses jovens e adolescentes e isso é nítido para nós. Pois sabemos que só com Cultura, Amor e Educação podemos mudar a vida desses jovens, norteando-os para o caminho do bem”, enfatiza a coordenadora.

Após 12 anos de trabalho continuado, hoje há professores e até funcionários do Projeto que são ex-alunos. Cresceram, formaram-se nas suas áreas específicas e repassam o conhecimento para os jovens sedentos de conhecimento.

“Cheguei ao Projeto aos 12 anos, com uma ideia totalmente diferente do que tenho  hoje a respeito da musica. Ao longo do tempo que estive no Projeto tive um crescimento tanto pessoal quanto psicológico muito grande. Agora, como professor, percebo a importância de muitas coisas que aqui foram ensinadas e percebo que sem o Projeto provavelmente não seria o profissional que sou hoje”, ressalta Lucas Firmino, 22 anos, professor de música do Projeto há um ano e meio.

Raphaela Faria, atual atendente no Projeto, também já foi aluna e diz estar muito satisfeita em trabalhar ali. “Aqui é um lugar onde nos sentimos muito bem. Damos e recebemos carinho aos alunos. Para mim é uma honra”, conta.

 

Uma semana de muita festa

As comemorações dos 12 anos de Projeto Crer-Ser começaram logo na segunda-feira, 7, com reunião de pais e uma belíssima apresentação dos professores, que mesclaram todas as oficinas. Em seguida, foi realizada uma confraternização com os pais, alunos e funcionários do Crer-Ser, com bolo e parabéns.

Neste novo momento e sob nova coordenação, o Projeto quer aproximar as famílias das atividades ali desenvolvidas, acreditando que a relação aluno-casa-escola deve ser cada vez mais fortalecida.

Durante a reunião, muitas mães que estavam presentes externaram a gratidão pelo trabalho desenvolvido com os seus filhos, dando exemplos de superação, disciplina e amor, promovidos pelo Crer-Ser.

“O Projeto ajudou no processo de socialização do meu filho com outras crianças. Se não fosse o Projeto ele não teria a oportunidade de aprender música, pois não tenho condições para pagar. Infelizmente aqui é pouco divulgado e não é valorizado. Devia ter mais apoio, até mesmo dos próprios empresários da cidade”, sublinha Lilia Darling, mãe do Jhonatas Maciel, aluno de Flauta doce.

Na quarta-feira, 9, os alunos participaram da gincana cultural, Cultural Games, promovida por Toni Carlini. Jogos divertidos, com perguntas de conhecimentos gerais e específicos, colocaram a criançada para pensar e brincar muito.

Na quinta-feira, 10, foi o auge das comemorações: um sarau cultural realizado e protagonizado pelos alunos. Mais de 20 apresentações culturais, entre música, dança, teatro e capoeira, mostraram o talento de cada um, num clima familiar e muito divertido. Sexta-feira, finalizando a intensa semana de comemorações, foi promovido o Cine Pipoca, com o filme “Goosebumps: Monstros e Arrepios”.

Hoje, o Projeto trabalha com mais de 200 crianças e adolescentes, entre os 10 e 21 anos. É muito mais que um projeto social, é uma segunda casa, uma segunda família, que dá apoio, amor e oferece inúmeras possibilidades de desenvolvimento emocional, social e cultural.

As oficinas são gratuitas e a participação de todos é bem vinda.

Para conhecer melhor o Projeto agende uma visita na sua sede: Rua Ida Mascarenhas Lage, no 497, bairro N. Sra. de Fátima. O local funciona das 8h às 18h. Telefone: (35) 3332-5834.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br