13:59hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
14/11/2018 10h25

Projeto Jovem Empreendedor em São Lourenço

ExpoLaser aconteceu no sábado e terá parte da renda revertida para Instituições assistenciais

Fotos: Colégio Laser

Pedro do Cordel participou da feira e entregou certificados para os alunos


O Colégio Laser Solar dos Lagos em parceria com o Sebrae realizou, no sábado, dia 10, a ExpoLaser, Aprendendo a Empreender- Feira de Empreendedorismo na Escola.

Durante o ano, os alunos dedicaram-se a confeccionar “produtos” baseados no Projeto anual da escola, que neste ano foi “Mulher Ventre do Mundo”, em que mulheres que se destacaram na humanidade inspiraram os trabalhos das crianças.
Teve bonecos de meia, fantoches, vasos com mudas, bolsas, quadros, cordéis, bonecas de pano, óleos essenciais, brinquedos com materiais reciclados, doces entre outros.

Esses trabalhos foram expostos e vendidos e a renda se reverteu metade para Instituições assistenciais e a outra metade para os jovens empreendedores que produziram os produtos.

A Feira contou com a presença de pais e de toda comunidade. Um fato interessante e muito animador foi a Banca Pegue e Pague, formando o conceito de integridade, em que durante toda a feira uma barraca de frutas ficou à disposição de quem quisesse pegar uma fruta e depositar o dinheiro na caixinha, sem o controle de ninguém. Ao final da feira, a coordenação verificou o resultado e todas as frutas vendidas foram devidamente pagas, indicando 100% de integridade.

A feira ainda contou com o lançamento de diversos livros de cordel, produzidos pelos alunos do quarto ano da escola.
E para abrilhantar ainda mais o momento, “Pedro do Cordel” esteve presente para fazer parte da festa e entregar certificados de cordelistas para os alunos.
Nascido em Bauru, interior do estado de São Paulo, Pedro é neto de russos, mas desde pequeno manifestou seu interesse pela cultura nordestina.

Hoje, aos 12 anos, já é considerado um “pesquisador mirim” do cangaço por renomados historiadores e apreciadores da cultura e literatura nordestina. Pedro do Cordel e do Baião, como é conhecido, ministra palestras e workshops de contação de histórias e literatura de cordel para alunos e professores, em diversas cidades brasileiras com o projeto Brincando de Cordel.

Pedro já esteve na escola em outras ocasiões. Em 2017 trouxe a palestra “Brincando de cordel” para os alunos, numa parceria com o professor João Junior, que estava começando a introduzir o universo da literatura de cordel em suas aulas.

“Passando-se um ano, podemos ver agora os frutos dessa parceria do projeto “Brincando de cordel”. Os alunos estiveram expondo, vendendo e apresentando os cordéis que eles mesmos produziram durante o ano, não só nas aulas de música, mas também nas aulas das demais matérias com o apoio das professoras regentes Tavane e Sarah. Um evento como esse, com tamanho resultado é de extremo valor para todos nós. Este lançamento dos livros de cordel foi a conclusão e vitória de um projeto literário bem sucedido”, ressalta João Júnior.

Pedro comemorou a parceria com a escola e o trabalho realizado com os alunos, e espera voltar em breve a São Lourenço. “Conheci o João há quase três anos. Ele mostrava meus cordéis para os alunos, eu enviava desafios para eles. Quando eu visitei pela primeira vez o Colégio, todos já me conheciam. Voltei agora e fizemos a finalização do “Brincando de cordel” com a entrega de certificados, declamação e entrega dos cordéis que os alunos fizeram. Estou muito feliz. Espero que não termine por aqui. Muitas vezes as pessoas tem preconceito por não conhecerem a riqueza dessa cultura. Meu sonho é que a tradição do cordel fosse levada para todas as escolas, para todas as crianças, para todo o Brasil. Agradeço muito ao João e ao Colégio Laser pelo olhar que tiveram com a cultura do Cordel”.

 Feira foi realizada com os produtos que os alunos confeccionaram

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br