05:05hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
07/12/2018 11h38

Projeto Leitor de Ouro nas escolas de São Lourenço

Atividade incentiva a leitura e premiou as crianças que mais leram durante o ano

Fotos: Arquivo Pessoal

Ao final do ano, os alunos recebem um livro, um kit de material escolar, certificado e uma medalha

Uma iniciativa das escolas municipais de São Lourenço está mudando a rotina das crianças e incentivando cada vez mais a leitura. Estamos falando do Projeto Leitor de Ouro que surgiu em 2008 na escola Manoel Monteiro, com a auxiliar de biblioteca Márcia Meneses Porto. Na época a escola premiou o aluno que mais leu durante o ano com materiais escolares.

A partir daí a ideia foi aprimorada, e em 2012, o projeto Leitor de Ouro foi implantado em toda rede municipal de ensino.
Na escola Municipal Ida Mascarenhas Lage, este ano foi realizada a 7ª edição do projeto.

O projeto é organizado pelas auxiliares de biblioteca, Andréia Damasceno e Olívia da Conceição Teixeira, com o apoio total da diretora Lucélia Prince e da vice Danielle Dias.

De acordo com as organizadoras, na primeira edição foram premiados um total de dez alunos e, desde então, o projeto foi crescendo e hoje o sucesso é tanto que o número de leitores aumenta a cada ano.

“Este ano conseguimos premiar um total de 85 alunos. Todos os alunos da escola do 1º ao 5º ano podem participar, basta escolher um livro na biblioteca para levar para casa e ler. A cada livro lido e devolvido o aluno reconta a história para as auxiliares de biblioteca que marcarão em sua ficha de empréstimo uma estrela ou duas de acordo com o tamanho ou complexidade da história. Ao final do ano letivo, os alunos com mais estrelas são premiados como leitores de ouro, cada um recebe um livro, um kit de material escolar, certificado e uma medalha”, conta a auxiliar Andréia.
Os alunos do ensino infantil, que são do 1º e 2º períodos não participam do projeto, mas para despertar o interesse deles pela leitura, a escola empresta o livro para os pais contarem para seus filhos e, no final do ano, todos que frequentaram a biblioteca e fizeram empréstimo regularmente recebem um livro de presente.

Além dos incentivos a leitura, as auxiliares realizam diversos trabalhos para arrecadar dinheiro para o projeto, artesanatos, rifas, brechós, entre outros. O dinheiro arrecadado além de financiar o projeto, também é usado para compra de novos livros para o acervo da escola.

“Este trabalho tem como intuito maior despertar nas crianças o prazer da leitura. Nosso projeto vem crescendo a cada ano e percebemos o interesse de nossos alunos. A procura de livros novos, de novas histórias é constante. A leitura deve ser fonte de prazer, e é isso que queremos com nosso projeto, que as crianças leiam por prazer, que adquiram o hábito da leitura que futuramente terá um importante papel em suas vidas. O mundo precisa de cidadãos críticos, reflexivos e é na infância que se forma cidadãos leitores”, conclui Olívia.

Segundo a Diretora de Desenvolvimento de Ensino, Daniela Bacha, foi emocionante participar do projeto e ver a cumplicidade dos alunos que torciam uns pelos outros. “Além da beleza da simplicidade do evento e de tudo o que essa ação representa, pois incentivar uma criança a ler e a trilhar o caminho do êxtase da leitura encerra tamanha beleza, meus sentidos apreenderam os gestos espontâneos das crianças torcendo umas pelas outras. Cada aluno que era agraciado com a medalha era ovacionado pelos colegas que assistiam e clamavam, entusiasmadamente, para que todos fossem contemplados com os prêmios, que eram iguais para todos.”

Alunos da rede municipal estão sendo estimulados para lerem cada vez mais

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br