05:40hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
27/10/2014 09h43

Reestruturação do Plano Municipal Decenal de Educação em São Lourenço

O novo plano traçará políticas públicas educacionais, como o próprio nome indica.

No dia 22 de outubro aconteceu o I Fórum de Reestruturação/Elaboração do Plano Municipal Decenal de Educação, na Câmara Municipal.

O Plano, como o próprio nome indica, tem vigência de 10 anos e a reestruturação estará planejando a próxima década.

Estiveram presentes no Fórum representantes de escolas públicas, particulares, da Câmara Municipal, APAE e de sociedades filantrópicas.

Segundo Vera Godoy, gerente de Desenvolvimento de Ensino, o Fórum conseguiu atingir os seus objetivos, que são mobilizar a sociedade; esclarecer a função do plano e seu prazo; e votar os representantes do segmento.

O Plano Municipal Decenal de Educação deve abranger todo o município e todos os níveis de ensino das redes municipal, estadual, federal e particular.

É de grande importância que o Plano consiga destacar as prioridades e apontar soluções para os principais problemas da educação. Para isto é necessário que ele esteja alinhado com as metas do Plano Nacional de Educação, que, após publicado, estabelece o prazo máximo de um ano para a adequação dos planos municipais.

Após o Fórum foram definidos os representantes de todos os setores, sendo eles Educação Infantil; Instituições Filantrópicas; Ensino Médio; Ensino Fundamental, Ensino Superior, Educação Especial, Educação Técnica/Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal e Superintendência Regional de Ensino de Caxambu.

Para a elaboração do Plano Municipal Decenal de Educação é necessária a criação de uma equipe técnica e de uma comissão representativa da sociedade, que está sendo consolidada. E, segundo a Gerente de Desenvolvimento do Ensino, depois de haver sua oficialização em decreto o Plano ainda enfrentará uma longa caminhada até a elaboração final do Plano Municipal Decenal de Educação.

“A construção coletiva é muito importante. O desejável é que sejam envolvidas não apenas as pessoas diretamente ligadas ao processo educacional, mas também de outros setores”, explica a cartilha informativa da Secretaria do Estado de Educação.

A elaboração do Plano conta ainda com o apoio técnico da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino de Caxambu.
O PDME deverá estar pronto até abril de 2015 e terá vigência até 2025.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG