10:23hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
05/09/2016 15h26

Refugiados da Síria são acolhidos na cidade por Comunidade Católica

Atendendo a um grande anseio do coração e ao apelo do Papa Francisco, a Comunidade Palavra de Deus, de São Lourenço, acolhe em sua sede uma família de refugiados

Foto: Comunidade Palavra de Deus

A família de refugiados foi recebida com muito amor e respeito


Por Gislene Vilela

A crise na Síria tem tomado conta do noticiário mundial. Infelizmente, a guerra civil no país tem sido considerada como o pior desastre humanitário da contemporaneidade.
Cada dia se torna mais necessário a cooperação humanitária internacional para minimizar os efeitos e consequências neste conflito que aumenta notoriamente o número de vítimas.
Na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco almoçou com um grupo de 21 refugiados da Síria no dia 11 de agosto. O Pontífice vem pedindo há muito tempo para que as pessoas escutem e acolham os refugiados. “Suas histórias e suas faces nos chamam para renovar o esforço e construir a paz na justiça. Por isso queremos estar com eles; encontrá-los, acolhê-los e escutá-los para, juntos, construirmos a paz segundo a vontade de Deus”, disse o Papa em pronunciamento para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro em junho deste ano.
Segundo a Rádio Vaticano, perante o drama dos refugiados a que estamos a assistir nestes dias, o Papa Francisco convidou paróquias, comunidades religiosas e santuários a fazer um gesto concreto de Misericórdia, acolhendo uma família de refugiados.
Em São Lourenço, a Comunidade de Aliança Palavra de Deus, diante da dor e do sofrimento em que se encontram os refugiados dos países em guerra, não ficou indiferente. “Como resposta ao grande desejo de ajudar de alguma forma, veio a inspiração de acolhermos duas famílias em nossa sede”, disse um membro da diretoria da Comunidade. “A primeira família já se encontra entre nós, um jovem casal com duas filhinhas. Nós os conhecemos através de amigos da cidade de Campinas, que os ampararam por algum tempo e os encaminharam para nós”, conclui.
A Comunidade Palavra de Deus é uma associação privada de fiéis da Igreja Católica, reconhecida pela Diocese da Campanha, localizada à Rua Euclides da Cunha, nº 45, bairro Solar dos Lagos.
E, por fim, vem a seguinte pergunta, como podemos ajudá-los? E a resposta é simples - encomendando comidas árabes feitas por eles, como arroz sírio, esfiha aberta, kibe, tabule, entre outras delícias. O contato pode ser feito através do telefone: 3332-3865.
No Brasil, mais de dois mil sírios receberam concessões de refúgio do governo brasileiro, através do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, constatando-se que um em cada quatro refugiados no país é sírio.
O jornal Correio do Papagaio deseja que, com todo o sofrimento decorrente da guerra, tendo como consequências a distância da família e do país de origem, a dificuldade do idioma, eles possam se sentir acolhidos em São Lourenço e reconstruir suas vidas na cidade.

 

Família foi acolhida pela Comunidade Palavra de Deus


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG