08:27hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
05/07/2018 17h31

Resgate da história e memória de nossa cidade

Terra comprada pelo Comendador Bernardo Saturnino da Veiga abrigou por anos a Companhia de Águas Minerais de São Lourenço

 Foto: Divulgação Internet

Foto é da Fazenda da Bomba, onde tudo começou

Segundo informações da Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço, no dia 04 de julho é comemorado o Dia da Cidade de São Lourenço. Isso porque, foi nesse dia, em 1890, que o Comendador Bernardo Saturnino da Veiga, adquiriu um terreno (onde hoje localiza-se o termas do Parque das Águas) e conseguiu a concessão de nossas águas minerais.


Bernardo Saturnino da Veiga era de uma família de intelectuais e jornalistas, na cidade de Campanha-MG. Foi um entusiasta da causa separatista do sul de Minas, com intuito de formar uma nova província. Ao escutar sobre as águas “milagrosas e medicinais” da região logo se interessou por sua industrialização. Enviou seu sobrinho para colher amostras e condições de negócio para aquisição dos terrenos com as fontes. A terra, conhecida por fazenda da Bomba, foi comprada e, nesse local, foi inaugurada a Companhia de Águas Minerais de São Lourenço.


Dentre os diversos empreendimentos que o Comendador realizou na cidade, destaca-se: a exploração das águas minerais, através da ‘’Companhia das Águas Minerais de São Lourenço’’(vendida, em 1905, para Afonso França). Em 1892, Bernardo Saturnino promoveu a construção da igreja de Bom Jesus do Monte, depois consagrada a São Lourenço, em homenagem a seu pai, o Coronel Lourenço Xavier da Veiga.


A data de 04 de julho ainda é muito estudada e há controversas quanto ao dia certo da fundação da cidade. Existem documentos históricos que mencionam que a data de concessão de exploração das águas foi em 04 de julho mas, ao mesmo tempo, também há publicações informando que foi no mês anterior, sendo 04 de junho a data correta.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG