16:30hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
31/12/2015 15h48

Retrospectiva 2015 - notícias que marcaram o ano, em São Lourenço

Em São Lourenço selecionamos algumas reportagens que, de alguma forma, acrescentaram à vida social, educativa, econômica e cultural do município, para que os leitores se inspirem e que realizem em 2016 todos os seus sonhos.

TC Leonel Junqueira: 101 anos de uma vida repleta de histórias

 

O querido ancião de São Lourenço, o tenente coronel Leonel Junqueira completou 101 anos no dia 18 de dezembro. Mesmo com a idade avançada, ele não para as suas atividades. Com muita lucidez, vivacidade, humor e uma excelente memória ele conta a sua história e continua inspirando muitas pessoas.

Este ano, além das habituais palestras por todo o Brasil, o ex-combatente da II Guerra Mundial, participou ativamente do projeto Aula Viva.

 

Artista Hagner Medeiros promove exposição de arte moderna

 

Hagner Medeiros nasceu em Itanhandu e foi criado em São Lourenço.  Além do curso de Designer de Comunicação, feito em Lisboa (Portugal), o artista conviveu com muitos criadores contemporâneos e frequentou exposições, bienais, museus e galerias, viajando entre as grandes capitais europeias e absorvendo suas culturas.

Em janeiro de 2015, o artista promoveu o 1º MASLOU - Mostra de Arte de São Lourenço, uma exposição de arte contemporânea para divulgar o trabalho de novos artistas da cidade e região, realizada no Parque das Águas.

 

Badenhá Foli, a família que faz música junto, conquista palcos europeus

 

A banda de ritmos tradicionais africanos, Badenhá Fol - que em dialeto malinkê significa “a família unida que toca junto” – Luca (pai) e Lua (filha) nos djembes e Areia e Vida (filhas) nos dununs.

Nas apresentações, eles usam figurinos próprios, confeccionados e idealizados por Lua, e além dos tambores, há também dança e canto. Este ano, além de inúmeras apresentações e oficinas culturais em diversos estados brasileiros, a família sãolourenciana foi convidada a se apresentar no maior festival de reggae da Europa, o Rototom Sunsplash. Em uma turnê que durou aproximadamente dois meses, a família percorreu mais de 10 mil km, se apresentando também em outros locais da Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Inglaterra.

 

Sociedade Musical Antônio de Lorenzo renova a sede

 

A banda da cidade, Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, renovou a sua sede em 2015, para oferecer maior qualidade na infraestrutura para seus músicos e alunos. O sonho continua e, apesar das dificuldades, a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo continua encantando em suas muitas apresentações. A última foi no encerramento do Advento, na Igreja Matriz de São Lourenço.

A banda oferece aulas de música gratuitas para toda a população, sem restrição de idades.

 

Apae realiza exposição fotográfica “Olhar Inclusivo”

 

Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Apae de São Lourenço realizou uma emocionante exposição fotográfica, intitulada “Olhar Inclusivo”.

As fotos inspiram e encantam, transportando o visitante para um mundo mágico das histórias encantadas. A fotógrafa Selva Bizarria escolheu o tema “Contos de Fadas” exatamente para despertar essa magia dentro de cada um deles e de cada pessoa que visse as fotos, despertando esse “olhar inclusivo” e elevando a autoestima dos alunos, que por um dia se sentiram verdadeiros príncipes e princesas.

 

Alessandro Garcia Vieira eleito novo presidente da União dos Escoteiros do Brasil

 

Nascido em São Lourenço e com 38 anos de atividades no movimento escoteiro, Alessandro Garcia Vieira foi eleito, em agosto de 2015, pelo Conselho de Administração Nacional, e tomará posse em abril de 2016.

A UEB possui cerca de 90 mil associados no país e umas das metas da sua gestão será oferecer a oportunidade de vivenciar o escotismo ao maior número de jovens que seja possível. “Isso permite que o escotismo seja, não apenas conhecido, mas também reconhecido, cada vez mais, pelo seu valor educativo”, disse em entrevista exclusiva ao jornal Correio do Papagaio.

 

Mariane Carvalho vence concurso de poesia do Fenac

 

A estudante sãolourenciana, Mariane Carvalho, de 15 anos, recebeu o prêmio no dia 24 de julho de 2015. A sua poesia venceu o concurso realizado pelo Festival Nacional da Canção (Fenac), com o tema “Água: Encurta essa onda”.

Participaram do concurso alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas municipais e estaduais das sete cidades sede do 45º Festival Nacional da Canção.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da E.E. Dr. Humberto Sanches disse que esta experiência e reconhecimento foram a porta de entrada para o mundo da literatura e vencer o concurso despertou nela um maior interesse pelo universo literário.

 

Protocolado o primeiro projeto de iniciativa popular

 

No dia 16 de novembro, foi protocolado o primeiro projeto de iniciativa popular do município.

Foram entregues aproximadamente 2.500 assinaturas pedindo a votação do projeto que visa a redução dos salários de vereadores.

A iniciativa inédita no município demonstra que a população está se mobilizando para mostrar a sua voz. O projeto deve ser apreciado e votado pela Câmara em até 45 dias úteis após protocolização.

 

Lucas Villela faz testes na Fórmula Renault

 

O piloto Lucas Villela, 18 anos, filho do sãolourenciano Carlos Henrique Silveira Villela, foi convidado para realizar testes na Fórmula Renault. O convite veio do chefe da equipe belga, Yves Richer. Em 23 de outubro de 2015 ele viajou para Metz, França.

O piloto apresentou um bom desempenho na pista de Chambley e disse que a experiência foi fantástica.

 

Projeto Aula Viva leva à toda região um fragmento da História do Brasil

 

O Projeto Aula Viva, idealizado pela escritora Gislene Vilela, conseguiu, em 2015, levar para diversas escolas da cidade e região, uma aula interativa e interessante para os alunos do ensino médio. Com a participação dos ex-combatentes, TC Leonel Junqueira (101) e 3º sgt. Antônio de Oliveira Rezende (93), a Aula Viva narra na primeira pessoa a experiência da participação do Brasil na II Guerra Mundial, além de apresentar exposição com fotos e objetos pessoais.

O projeto foi muito bem acolhido pelos estudantes e professores.  A proposta é continuar com a Aula Viva em 2016, apresentando outro tema.

 

Celso Ricardo recebe Mérito Empresarial

 

O sãolourenciano Celso Ricardo, da empresa Cor & Ton Tintas, foi eleito o empresário do ano pelo Núcleo de Negócios de São Lourenço.

A entrega do prêmio foi realizada no dia 8 de outubro de 2015, no Le Sapê e contou com a presença de autoridades, familiares e empresários da cidade.

 

Ana Clara lança seu primeiro livro

 

A aluna da escola Ismael Junqueira de Souza, Ana Clara, de 8 anos, lançou seu primeiro livro no dia 14 de novembro.

Intitulado “Sonhos de uma Sapeca Levada da Breca”, o livro tem 11 histórias de Ana Clara e as ilustrações são também da autora. A menina, que também sonha em ser pintora de quadros e cantora, já escolheu seu nome artístico: Ana Clara Saso.

 

Tulipa Ruiz vence Grammy Latino com álbum Dancê

 

Tulipa Ruiz, indicada em duas categorias do Grammy Latino, venceu o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro, com o seu novo disco Dancê, lançado em maio de 2015.

O álbum Dancê  é o terceiro disco de Tulipa Ruiz e conta com a produção de Gustavo Ruiz, irmão da cantora. A artista nasceu em Santos (SP), mas passou sua infância e adolescência em São Lourenço, de onde leva lembranças da vida simples e em sintonia com a natureza.

A cerimônia foi realizada em Las Vegas (EUA), no dia 18 de novembro.

 

Gilson Ferrer Belém é homenageado

 

Em solenidade no Fórum Mário Mascarenhas de Oliveira, no dia 4 de dezembro, o advogado Gilson Ferrer Belém recebeu a maior Comenda do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, a “Medalha Desembargador Hélio Costa”.

A homenagem realizada bienalmente tem como objetivo destacar o trabalho meritório do Desembargador Hélio Costa, integrar o Poder Judiciário com a comunidade local e divulgar os relevantes serviços prestados pelo agraciado.

 

Dona Amália finaliza alfabetização aos 95 anos

 

Dona Amália Peloso Mariano, carinhosamente chamada de Anita, concluiu o 3º período do E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Municipal Melo Viana  e formou-se no dia 17 de dezembro. Seu sonho era se alfabetizar para poder escrever o livro da sua vida, que já tem até nome: “Hás de amar até morrer”.

Com uma infância difícil, Dona Amália sempre foi persistente e nunca deixou a amargura entrar em seu coração. Este ano ela realizou mais uma etapa do seu sonho e aprendeu a ler e a escrever, mostrando que a força de vontade independe da idade e das dificuldades.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br