05:35hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
23/01/2014 09h22

Reuniões dão continuidade aos preparativos para o Carnaval 2014

Objetivo das reuniões é acertar os ajustes necessários para o Carnaval 2014

Mais duas reuniões sobre o Carnaval 2014 foram realizadas, na terça-feira (14), em São Lourenço.  Desde outubro do ano passado as secretarias de Planejamento e Gestão Estratégica e de Turismo, Esportes e Cultura, principais setores da prefeitura envolvidos na realização dos festejos carnavalescos, vêm se reunindo com representantes das forças de segurança pública e da iniciativa privada, visando a organização do evento. Entre as novidades, estão a volta do “areião” e o novo local de concentração dos foliões que participam do Bloco do Pijama.

A primeira reunião foi na prefeitura e reuniu membros das citadas secretarias, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O principal objetivo foi acertar os ajustes necessários para o cumprimento das exigências legais e discutir os detalhes das providências que deverão ser tomadas para garantir a segurança e facilitar o trabalho dos organizadores. Segundo o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o trabalho não está sendo tão diferente dos anos anteriores, “apenas estamos aprimorando as ações para garantir melhor estrutura e logística, e, em especial, segurança”, disse ele. O secretário confirmou, também, a volta do “areião”, agora remodelado. Serão 12 equipes masculinas disputando no futebol de areia e 12 femininas no vôlei de praia, durante o período dos festejos de Momo. De acordo com a Secretária Municipal de Turismo, Esportes e Cultura, o planejamento com antecedência e as reuniões com as forças de segurança pública e demais envolvidos na realização do carnaval são fatores essenciais para o sucesso do evento. Segundo ela, conforme já aconteceu no ano passado, os bailes com música ao vivo serão na Ilha, mas várias atividades ocorrerão no centro da cidade, de dia e de noite. E as matinês darão a oportunidade de participação da criançada.

A outra reunião ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação da diretoria do Bloco do Pijama. Eles discutiram detalhes da abertura do carnaval em São Lourenço, que, tradicionalmente é feita pelo bloco, na sexta-feira. O detalhamento do trajeto recebeu especial atenção, visto que, nesse ano, a concentração e o ponto de partida do desfile do bloco será no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra. Os participantes da reunião percorreram o novo trajeto, acompanhando a vistoria feita pelos Bombeiros Militares e engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. A principal preocupação é com a segurança dos foliões, em especial devido à presença dos dois trios elétricos. A altura dos cabos de transmissão de telefonia, internet e energia elétrica recebeu a maior atenção.

A decisão de mudar a concentração dos foliões do Bloco do Pijama, da Praça da Federal para a Ilha Antônio Dutra, foi tomada em conjunto entre os organizadores do carnaval e a diretoria do bloco. O trajeto já está definido: sairá da Ilha em direção ao centro da cidade, entrando pela rua Dr. Olavo Gomes Pinto, virando à direita pela av. D. Pedro II, seguindo até o cruzamento com a av. Dr. Getúlio Vargas, virando à direita e pegando a av. Comendador Costa em direção à Ilha, onde acontecerá o Carnaval 2014. Vários foram os benefícios apontados pelas partes para a mudança. O principal deles é a segurança dos foliões e do público que acompanha o desfile do bloco. Concentrado na Ilha, onde já acontece a dispersão, é mais fácil o monitoramento pelas forças de segurança, tem estacionamento amplo, banheiros, praça de alimentação e atendimento médico.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br