12:07hs
Sábado, 07 de Dezembro de 2019
São Lourenço - Notícias
29/01/2019 09h35

Revista Cult é lançada em São Lourenço

Revista busca resgatar e registrar os Patrimônios Culturais da nossa cidade

Por Mariana Menezes

Na noite de quinta-feira, dia 24 de janeira, a Ermida Bom Jesus Do Monte foi o cenário para o lançamento da Revista Cult-Patrimônios de São Lourençao.

A revista será anual e contará a história dos nossos patrimônios tombados, sendo distribuída gratuitamente nas escolas e para o público em geral.

Nesta edição, contou um pouco mais sobre a Ermida Bom Jesus do Monte, o Santo Sudário, a Escola Municipal Dr. Melo Viana, Palacete Cardoso, Montanha Sagrada, além de falar sobre a Capoeira, Folia de Reis, Festa de Agosto e Orquestra de Violeiros.

Segundo Natália Chinait, Coordenadora de Conteúdo da Revista, os principais objetivos da publicação serão deixar um registro histórico, trabalhar a democratização da cultura levando a informação para todos, além de noção de pertencimento. “A revista tem uma linguagem simples e bem atrativa, trazendo o registro da nossa memória e valorizando a nossa cultura local”, conta.

A revista foi desenvolvida pela Diretoria de Cultura de São Lourenço, através de pesquisas, estudos, entrevistas e depoimentos, e é um projeto do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Faz parte das ações do Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido no ano passado e nesse ano, e que tem como objetivo levar conhecimento à população de São Lourenço, e também a seus visitantes, sobre os patrimônios tombados e registrados da cidade.

Dentro do Projeto, no ano passado, houve o curso “Cultura, Patrimônio e Preservação” (realizado no dia 2 de outubro de 2018, na Câmara Municipal), o “1º Concurso Cultural de Artes Visuais” (realizado em novembro de 2018), Neste ano, em janeiro, a população pode participar de seis oficinas artísticas, ministradas pelos vencedores do 1º Concurso de Artes.

Do Concurso, obras de seis artistas da cidade foram escolhidas para compor o corpo da Revista.

Foram selecionados trabalhos de pintura em tela, fotografia, desenho, história em quadrinhos, vídeo arte, instalações e escultura, sobre os patrimônios tombados da cidade.

A escolha das artes foram pela Criação Artística, Conceito, Qualidade e Execução das Obras, Relevância Artística da Proposta, Fidelidade à representação do Patrimônio entre outros fatores.

Os artistas premiados foram Karla Rodrigues de Souza, Daniel Fernandes da Silva, Arlete Ignez Pedrosa Ruivo, Leandro Cândido, Luiz Alves da Silva, Henrique Manoel Silva de Oliveira.

Paula Alves Netto, diretora de Cultura, ressaltou emocionada a importância e a alegria de lançar a revista, mantendo e valorizando a cultura de São Lourenço.

“Para nós é uma grande alegria e uma grande honra lançar essa revista. No trabalho de Educação Patrimonial acreditamos que nada no mundo tem valor se a gente não tiver valor dentro de nós, então que a gente ressignifique cada coisa dentro de nós mesmos. Por isso que fizemos a abordagem junto com a sociedade, com nossos artistas locais. Essa revista tem um pedacinho do coração de cada um dos envolvidos.”

A prefeita Célia Cavalcanti também compareceu ao lançamento e mostrou sua alegria com a primeira revista. “Fico muito emocionada em ver esse trabalho sendo realizado. Quero parabenizar todos os envolvidos. Todos nós fazemos parte da história de São Lourenço e esse resgate é importante para sempre lembrarmos das nossas raízes. Percebemos o tanto que esse trabalho foi feito com amor, espero que esse projeto continue, independente de quem esteja no governo, porque ela é para a sociedade, para que todos se lembrem de quem nós somos. A cultura é de extrema importância em uma sociedade, é uma pena que muitos políticos ainda não consigam enxergar isso. Não podemos deixar que nossa cultura morra, que nossas riquezas culturais morram, e esse projeto é uma forma de eternizar o que temos”, ressalta a prefeita.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG