08:06hs
Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
15/05/2014 08h35

São Lourenço Jazz Blues agita a cidade

Primeira edição do festival, foi sucesso de público.

Aconteceu nos dias 2 e 3 de maio no Calçadão 1, em São Lourenço, a primeira edição do festival São Lourenço Jazz Blues, focado nas vertentes mais tradicionais e sofisticadas da música popular americana. Organizado pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureau, o evento foi um sucesso. Contando com uma sonorização impecável, em cada dia de festival se apresentaram duas bandas no palco montado no Calçadão, com inícios sempre pontuais (às 17h e às 21h). Além destes shows, no sábado (dia 3) houve também apresentações itinerantes da grande atração da festa, a Russo Jazz Band, pela cidade. O grupo, formado em 1994 e que se define como uma “antiga novidade”, toca estilos clássicos americanos, como dixieland e blues New Orleans, e possui uma formação diferenciada: banjo tenor, trompete, tuba, sax alto, trombone e washboard (instrumento percussivo muito utilizado em jazz antigo). Encabeçada por Orlando Russo, a banda contagia o público com bom humor, criatividade e musicalidade. 

A abertura do evento, sexta-feira (dia 2) às 17h, correu por conta do grupo Savoy Jazz, de São Lourenço. Com repertório amplo e de qualidade, o grupo apresentou desde standards do jazz até músicas de compositores mineiros com arranjos próprios. Às 21h subiu ao palco o Gustavo Scaranelo Trio, de Campinas. Com uma linguagem musical rebuscada e ousada, a proposta do grupo, de mesclar as tradições do jazz e da música brasileira em suas composições e releituras, tem sido alcançada com sucesso. Tudo isso abrilhantado por um bate-papo com o público, ocasião em que Scaranelo apresenta dados, fatos, curiosidades e histórias relacionadas ao repertório, transformando cada apresentação numa experiência sensorial e ao mesmo tempo instrutiva.

As apresentações de palco no sábado (dia 3) foram abertas pela Zamat Blues Band, trio de Pouso Alegre que, com apenas 4 anos de estrada, já abriu shows para músicos brasileiros consagrados, como Beto Guedes, Flávio Venturini e Marcus Viana. Com um repertório cobrindo desde clássicos do blues até vertentes mais modernas do estilo, o grupo contagiou o público com sua energia musical. Fechando o evento com chave de ouro, às 21h subiu ao palco o Julio Bittencourt Trio, que contou também com a participação do saxofonista Amir Clemente. Atuando ativamente no cenário da música instrumental brasileira desde 2001, o grupo, que possui experiência internacional, mostrou grande virtuosidade em sua apresentação. Com releituras jazzísticas de compositores tão díspares como Michael Jackson e Tom Jobim, a banda conseguiu criar um ambiente de verdadeira magia musical para os ouvintes. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br