05:05hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
24/11/2011 08h19

São Lourenço Continuidade da parceria PM e Comunidade

Continuidade da parceria PM e Comunidade

Mais uma página foi escrita sobre a parceria entre Polícia Militar e a Comunidade, dia 10 de novembro de 2011, com a implantação oficial da Rede de Comerciantes Protegidos.
O projeto implantado, inicialmente abrange parte das ruas Wenceslau Braz, Dom Pedro IbI e Dr. Getúlio Vargas.


O evento contou com a presença do tenente coronel Paulo Valério Junior, comandante da 14ª Cia PM Ind; Luiz Cesar Pereira Negreiros, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço (ACE); Walneida Maria Carvalho Tibúrcio, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vários oficiais, comerciantes e lojistas.


Em um breve histórico pode-se constatar que os projetos Rede de Vizinhos Protegidos e Rede de Comerciantes Protegidos visam parceria entre Polícia Militar e a Comunidade.

O principal objetivo da RVP e a RCP são a solidariedade e união entre os vizinhos e confiabilidade na Polícia Militar.

Para chegar à implementação efetiva das Redes na cidade, algumas medidas foram necessárias, como a sensibilização das pessoas que as formaram, reuniões explicativas sobre o projeto, reuniões para identificar os problemas concernentes à segurança.

Desta forma, a população pôde participar do planejamento do emprego policial que foi aliado às análises estatísticas, o que permitiu ações para a diminuição da vulnerabilidade do ambiente e das pessoas.

Após estas reuniões foi implantada oficialmente a RVP primeiramente nos bairros que sediaram o projeto piloto: Solar dos Lagos (03/07/2011) e Estação (31/07). A PM está dando continuidade ao projeto implantando em outros bairros, como Monte Verde (11/09), Santa Cecília (13/10) e Mirante (27/10). E com relação à RCP, o projeto piloto incluiu os trechos acima mencionados. Dentro de um cronograma, a Polícia Militar pretende implantar a RVP e a RCP em toda a cidade.


“O homem, entre todos os seres, é o único que tem a faculdade de acumular bens materiais e intelectuais, valores, informações e experiências. E a experiência o ensinou e o capacitou a ser previdente, sob pena de perecer em situações de crises, deixando de contribuir para o progresso da vida e do próprio Planeta.

A Constituição da República, em seu artigo 144, reza que segurança pública é dever do Estado, Direito e responsabilidade de Todos.
Daí a importância de que a participação de cada cidadão é fundamental para a prevenção da criminalidade.

Não devemos ficar ‘esperando ou apenas cobrando’ por atitudes e ações do poder público mas, agir, interagir, solidarizar e unir esforços.
Estes princípios são claramente visualizados na comunidade são-lourenciana.

Durante o corrente ano, foram implantados pela Polícia Militar a Rede de Vizinhos Protegidos em alguns bairros da cidade. Projeto e estratégia simples de realização, mas com um grande poder de unir pessoas.


E dentro desta filosofia de união de esforços, de participação, de solidariedade, hoje nos reunimos para mais um desafio!
Implementar a Rede de Comerciantes Protegidos.


Trata-se de mais um projeto, na nossa concepção, simples, organizada, de fácil execução, eficiente, de custo quase zero, mas com um elevado valor social.

O projeto envolve principalmente os comerciantes para, através de uma participação voluntária e solidária, atuar juntamente com a Polícia Militar, no aumento da sensação de segurança, confiança da população e, sobretudo, melhorias na qualidade de vida das pessoas.

São Lourenço destaca-se nacionalmente, e porque não dizer mundialmente, como principal estância hidromineral. Destaca-se pelo potencial turístico, pelas suas belezas naturais e, sobretudo, pelo poder acolhedor de seu povo!

Com tantas riquezas, cuidados especiais devem ser observados, e um dos grandes fatores que influenciam a atividade turística diz respeito à segurança pública.
Daí a necessidade de sempre buscarmos inovações e criatividade para alcance dos objetivos propostos.


Hoje estamos lançando a Rede de Comerciantes Protegidos. Além de aproximar a Polícia Militar desse importante segmento local, na impossibilidade de presença ostensiva da Corporação, alternativas certamente serão adotadas pelos comerciantes como forma de protegerem-se mutuamente.


Ressalto que a Rede não consiste apenas na colocação de placas, mas em um completo engajamento comunitário na busca do bem comum.
Tenho certeza que essa semente, hoje plantada na atividade comercial da cidade, proporcionará bons frutos, pois este solo é bastante fértil”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br